Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Já é possível carregar viaturas elétricas em Alfândega da Fé

Posto de carregamento no parque de estacionamento da feira permite carregamento simultâneo de dois automóveis, sem custos para os utilizadores.

1.081

Publicidade

Em Alfândega da Fé já é possível efetuar o carregamento de automóveis elétricos. A autarquia concluiu a instalação de um posto de carregamento através da Rede Mobi.E (Rede Nacional de Mobilidade Elétrica), que vai melhorar a mobilidade sustentável e contribuir para o aumento da eficiência energética do transporte, a nível global.

Este posto de carregamento, situado no parque de estacionamento da feira municipal permite o carregamento simultâneo de duas viaturas elétricas uma vez que possui duas tomadas para carregamento, de potência até 22 kW. O local está devidamente identificado e há dois lugares de estacionamento reservados exclusivamente para este efeito. Nesta primeira fase de implementação, o serviço é custeado pela autarquia, não havendo encargos com o carregamento para os utilizadores.

Para Eduardo Tavares, Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, esta é uma infraestrutura necessária para potenciar a mobilidade elétrica no concelho e que acompanha a autarquia na adoção de medidas que promovem a sustentabilidade energética e a proteção ambiental. Elencando-se, entre outros, o projecto Life Adaptate de combate às alterações climáticas, a melhoria da eficiência energética dos edifícios municipais e a adesão a iniciativas que promovem a sustentabilidade ambiental e a protecção dos recursos locais.

A instalação foi financiada pelo POSEUR e pelo Fundo Ambiental e está a cargo da Rede Mobie.E. A Rede Mobie.E está a ser implementada em todo o país com o intuito de aumentar a eficiência energética no transporte. Alfândega da Fé faz parte dos 50 municípios portugueses que já aderiram a esta rede, possibilitando assim a instalação do posto de carregamento de viaturas eléctricas também em Alfândega da Fé.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Alfândega da Fé

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade