Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Já arrancou a edição deste ano dos Prémios VinDuero-VinDouro 2021

As jornadas de prova continuarão a decorrer durante as manhãs de quarta e quinta-feira 4 e 5 de agosto respetivamente. No serão de quarta-feira terá lugar a entrega de prémios de forma física aos produtores e D.O vencedoras da edição passada. A cerimónia terá lugar na vila espanhola de Fermoselle.

183

Publicidade

Começou esta terça-feira, 3 de agosto, o concurso onde são eleitos os melhores vinhos de Espanha e Portugal, no Restaurante La Retoñera, em Trabanca (Salamanca). Oitenta provadores e provadoras irão provar e
avaliar centenas de vinhos de ambos os países durante os 3 dias do certame. Após o discurso de boas-vindas, a primeira sessão de provas cegas começou às 09.30 horas.

O setor vitivinícola tem os olhos postos nas Arribas do Douro. Pelo decimo-sétimo ano consecutivo e quinto em feminino, os Prémios VinDuero-VinDouro abriram as suas portas para selecionar os melhores vinhos de Espanha e Portugal. Nesta edição, participam mais de 80 denominações de origem entre as quais se encontram todas as regiões de Portugal e a grande maioria de Espanha. 2021 foi também o ano que até à data contou com a maior diversidade de vinhos, uma vez que é a edição com mais produtores inscritos no concurso.

Nesta primeira jornada foram avaliados espumantes e cavas, tintos jovens, tintos com envelhecimento em barrica inferior a 6 meses e vinhos generosos e doces. Nesta ocasião, o júri internacional do concurso está composto por 40 homens e 40 mulheres, sendo totalmente equitativo em função de género. Isabel Mijares, doutorada em Enologia e licenciada em Química e Análise Sensorial, é quem preside novamente o júri.

Às 13:00 horas, depois da pausa a meio da manhã, a presente edição foi inaugurada pelo presidente dos prémios, José Luis Pascual e pela presidente do Comité de Prova.

Adaptamo-nos às dificuldades de celebrar com grande rigor esta nova edição dos Prémios VinDuero-VinDouro. Os nossos provadores e provadoras encontram-se a avaliar todos os vinhos inscritos na edição, um feito que valoriza o esforço diário e o trabalho das adegas e enólogos. Deste Concurso, sairão os melhores vinhos de Espanha e Portugal, e conheceremos em primeira mão a opinião das mulheres com a edição em feminino. E tudo isto, no coração do Parque Natural Arribes del Duero“, referiu o presidente.

Isabel Mijares, destacou que este é um certame de dos dois países que não conhecem fronteiras. “Hoje, o setor do vinho está de olhos postos em nós“, referiu.

As provas continuam

As jornadas de prova continuarão a decorrer durante as manhãs de quarta e quinta-feira 4 e 5 de agosto respetivamente. No serão de quarta-feira terá lugar a entrega de prémios de forma física aos produtores e D.O vencedoras da edição passada. A cerimónia terá lugar na vila espanhola de Fermoselle, uma localidade que se destaca pela sua tradição vitivinícola e pelas históricas adegas subterrâneas.

Publicidade

Fonte desta notícia: Prémios VinDuero-VinDouro

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade