Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

ICNF abre candidaturas para apoios a Associações Zoófilas e Municípios

Os municípios e associações zoófilas beneficiárias devem regularizar os dados relativos à esterilização e identificação dos animais no SIAC até 15 de outubro.

364

Publicidade

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vai abrir candidaturas para apoios a Associações Zoófilas e Municípios.

Em 2022, o governo transferiu para a administração local e associações zoófilas legalmente constituídas a verba de 12 milhões de euros para o investimento nos centros de recolha oficial de animais, apoio à esterilização e à promoção do bem-estar animal.

Todos os beneficiários, quer sejam municípios ou associações animais, deverão regularizar a inserção de dados relativos à esterilização e identificação de animais no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC) até 15 de outubro de 2022, para que possam ser recompensados, com retroativos, face às despesas realizadas entre 1 de outubro de 2021 e 30 de setembro de 2022. Só serão validadas as candidaturas apresentadas que tiverem a informação devidamente atualizada no SIAC.

O Programa Nacional para os Animais de Companhia veio reconhecer a importância das associações zoófilas no controlo da população de animais errantes, nomeadamente através das parcerias estabelecidas com os municípios, e do acolhimento de animais cujos detentores se veem impossibilitados de manter. Neste contexto, importa apoiar estas organizações, enquanto parceiras na estratégia de promoção do bem-estar animal e controlo de animais errantes.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas I. P. determinou incentivos para o investimento nos centros de recolha oficial e do apoio para a melhoria das instalações das associações zoófilas legalmente constituídas, bem como para as campanhas de identificação, esterilização e ações de sensibilização para os benefícios da esterilização de animais de companhia.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade