Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Filandorra estreou “Marânus. A lírica aventura da alma solitária de Pascoaes”

Com Versão Cénica e Encenação de David Carvalho, o espetáculo conta no elenco com os atores profissionais Anita Pizarro, Débora Ribeiro, Paulo Magalhães, Silvano Magalhães e Victor Santos, e ainda com os seguintes atores amadores dos concelhos onde as representações acontecem: António Pereira, Grupo Enxoval (Amarante); Irene Duarte, antigo elemento do Grupo Tamaranto (Amarante); Manuel Lopes Luís, Grupo Sénior de Frende (Baião); Gustavo Pereira, Agrupamento de Escolas de Cinfães; Flora Gouveia, Freguesia de Souselo (Cinfães) e Carlos Silva do Grupo de Dança Contemporânea de São Lourenço do Douro (Marco de Canaveses).

337

Publicidade

A Filandorra – Teatro do Nordeste estreou na passada sexta-feira no Auditório Municipal de Cinfães, o espectáculo Marânus… a lírica aventura da alma solitária de Pascoaes, baseado na vida e obra do escritor amarantino, Teixeira de Pascoaes.

Trata-se de um espetáculo original que resultou do desafio lançado pelo Festival Inventa que, sob o mote Escrita em cena – programação cultural em rede do Tâmega e Sousa, convidou várias Companhias da região para criarem um espetáculo original inspirado na vida e obra de escritores ligados ao território da Rota do Românico valorizando o seu património histórico, e que envolvesse a participação de atores amadores dos concelhos dos vales do Sousa, Douro e Tâmega. Com base neste desafio, a Filandorra revisitou a vida e obra de Teixeira de Pascoaes, num espetáculo que teve como fio condutor o próprio testemunho do escritor amarantino expresso na sua prosa e poesia, numa “viagem” de reencontro com aqueles que fizeram parte da sua vida desde nascimento até à morte – a família (pai, mãe, sobrinhos…), os amigos do tempo de escola e universidade, os amores e desamores, e a eterna Eleanor…

Com Versão Cénica e Encenação de David Carvalho, o espetáculo conta no elenco com os atores profissionais Anita Pizarro, Débora Ribeiro, Paulo Magalhães, Silvano Magalhães e Victor Santos, e ainda com os seguintes atores amadores dos concelhos onde as representações acontecem: António Pereira, Grupo Enxoval (Amarante); Irene Duarte, antigo elemento do Grupo Tamaranto (Amarante); Manuel Lopes Luís, Grupo Sénior de Frende (Baião); Gustavo Pereira, Agrupamento de Escolas de Cinfães; Flora Gouveia, Freguesia de Souselo (Cinfães) e Carlos Silva do Grupo de Dança Contemporânea de São Lourenço do Douro (Marco de Canaveses). Por “detrás” do pano, Pedro Carlos é o autor da composição musical e de todo o trabalho de imagem que complementa o espetáculo a partir do acervo fotográfico e desenhos do autor. Carlos Carvalho é o responsável pelo desenho e operação de luz.

Depois dos espetáculos em Cinfães, Baião e Marco de Canaveses, Marânus… a lírica aventura da alma solitária de Pascoaes sobe novamente aos palcos no próximo fim-semana, com representações agendadas em Celorico de Basto, a 23 de set, no Cine-Teatro Celoricense (21h30), no dia 24 no Centro Cultural Maria Amélia Laranjeira, em Amarante, pelas 21h320, em Amarante, e no dia 25 de set. no Auditório Municipal de Resende pelas 16h00. A 5 de outubro, encerrando este ciclo de representações dedicado à vida e obra de Pascoaes e ao mesmo tempo “abrindo” terreno para o festival Escritaria dedicado à literatura que acontece em Penafiel entre os dias 16 a 23 de outubro, a Filandorra apresenta Marânus… a lírica aventura da alma solitária de Pascoaes na Biblioteca Municipal de Penafiel pelas 16h00. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.

O Festival Inventa é dinamizado em parceria pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Associação de Municípios do Vale do Sousa – Rota do Românico, Associação de Municípios do Baixo Tâmega e Município de Penafiel, e é cofinanciado pelos programas operacionais Norte 2020 e Portugal 2020, e ainda pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Publicidade

Fonte desta notícia: Filandorra-Teatro do Nordeste

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade