Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Festival Gastronómico da Alheira de Mirandela

o longo dos dias 25, 26 e 27 de março, um conjunto diversificado de atividades vai enaltecer a alheira enquanto iguaria gastronómica e ex-líbris do concelho de Mirandela, proporcionando animação e conhecimento aos distintos públicos e contribuindo para a dinamização da economia local.

959
Festival Gastronómico da Alheira de Mirandela

Publicidade

O Festival Gastronómico da Alheira de Mirandela celebra e promove o mais peculiar enchido português, com uma história única e uma das 7 maravilhas da gastronomia de Portugal, nos dias 25, 26 e 27 de março.

Neste ano de 2022, o Festival Gastronómico da Alheira de Mirandela é o formato encontrado pela Câmara Municipal para realizar a tradicional celebração da Alheira de Mirandela, em tempos de pandemia ainda com algumas restrições em vigor e recomendações de avisada prudência quanto a grandes aglomerações de pessoas.

Ao longo dos dias 25, 26 e 27 de março, um conjunto diversificado de atividades vai enaltecer a alheira enquanto iguaria gastronómica e ex-líbris do concelho de Mirandela, proporcionando animação e conhecimento aos distintos públicos e contribuindo para a dinamização da economia local numa altura em que milhares de visitantes fazem de Mirandela ponto de paragem obrigatório, além dos participantes, staff e apoiantes do Campeonato Nacional de Canoagem que decorre também já no próximo fim de semana no rio Tua da cidade jardim.

Inserido no programa anual “Fins de Semana Gastronómicos” do Turismo do Porto e Norte de Portugal, nove restaurantes mirandelenses possibilitarão aos seus clientes apreciar iguarias locais com desconto de 10% e uma oferta para reservas efetuadas no âmbito deste programa. Restaurantes aderentes: Adega Regional, Dona Maria, D. Dinis, Flor de Sal, O Pomar, Távora, Cantinho do Romeu e Rei D’Orelhão).

No dia 25 de março, o Serviço Educativo da Câmara Municipal, em parceria com a Escola Profissional Agrícola de Carvalhais (EPA), proporciona uma visita às instalações deste estabelecimento de ensino e um workshop sobre a alheira, dirigido aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, sugestivamente designado de “Um sonho de alheira”.

Também no dia 25 de março, a comunidade internacional da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela (EsACT-IPB)), terá uma tarde especial no Museu da Oliveira e do Azeite, com um storytelling sobre a alheira e degustação de produtos locais.

Nos dias 26 e 27 de março, a alheira estará presente no seu local habitual de eleição – o Parque do Império, através da representação institucional da Alheira de Mirandela IGP, de 5 cozinhas regionais e uma banca de showcooking com participação da EPA Carvalhais/ Mirandela e da Gestitomé. Porque o momento é de celebração, ao longo do fim de semana haverá arruadas pela cidade com conjuntos tradicionais de caretos, concertinas e gaitas de foles, além de um espetáculo pirotécnico noturno e atuações no palco do Parque do Império.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Mirandela

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade