Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Festival de Percussão de Carrazeda de Ansiães nomeado para o Iberian Festival Awards

O Tum Tá Tum Tum, Festa de Percussão de Carrazeda de Ansiães está na lista dos dez finalistas, na categoria Best New Festival no Iberian Festival Awards. Os vencedores vão ser conhecidos no dia 15 de março, este ano em Granada, Espanha.

1.012

Publicidade

O Tum Tá Tum Tum, Festival de Percussão realiza-se há dois anos consecutivos em Carrazeda de Ansiães e já tem a 3º edição agendada para os dias 12 e 13 de julho de 2024.

A criação deste evento cultural diferenciador teve como objetivo a projetação do nome de Carrazeda de Ansiães como destino cultural. Uma festa que é uma ideia original da empresa “De MI para SI”, responsável por esta candidatura ao Iberian Festival Awards.

O projeto promove uma série de iniciativas diversificadas centradas na percussão, dinamizadoras de estruturas e espaços da vila e motivadoras de interação e intervenção da comunidade. Conta com uma programação forte quer do ponto de vista visual, quer participativo da população, quer mesmo na diferença tímbrica dos instrumentos destacados.

Performances de rua, exposição, projeção de documentários em locais improváveis, animação de rua, concertos, e uma parade são os pontos fortes do Tum Tá Tum Tum, Festa de Percussão.

Nas duas edições os Zíngaros de Carrazeda de Ansiães, foram incluídos na animação de rua. Aliás, esta festa da percussão, para além da boa memória para quem nele participa ou assiste, constrói pontes e promove o contacto dos músicos locais com os músicos do festival.

As Salas Documentário criadas em espaços alternativos, nomeadamente cafés, restaurantes, mercearias, onde se exibem em continuidade documentários com a temática “percussão”, são outra forma de ligação do festival à terra e às pessoas.

Também os Workshops estimulam toda a gente a explorar o seu próprio ritmo através da percussão.

A nível dos artistas convidados, este evento, único do género em todo os Trás-os-Montes e Douro, dá a conhecer o que de novo se vai fazendo nesta área musical, trazendo a esta vila transmontana múltiplos instrumentistas e projetos inovadores.

E da soma de todas estas características peculiares surge o mérito, suficiente para que o Festival se destacasse e fosse nomeado para um evento ibérico de enorme prestígio e envergadura.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Carrazeda de Ansiães