Informativo Digital do Nordeste Transmontano

Feira Medieval de Torre de Moncorvo já tem data marcada para o ano 2020

O tema deste ano explora as “Trovas de D. Dinis na Terra do Ferro”. O Rei D. Dinis, conhecido como um importante poeta medieval, “não só apreciava literatura, como foi ele próprio um poeta notabilíssimo e um dos maiores e mais fecundos trovadores do seu tempo.

0 113

A próxima edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo já tem data marcada para dias 24, 25 e 26 de abril, informou hoje autarquia. O tema deste ano explora as “Trovas de D. Dinis na Terra do Ferro”. O Rei D. Dinis, conhecido como um importante poeta medieval, “não só apreciava literatura, como foi ele próprio um poeta notabilíssimo e um dos maiores e mais fecundos trovadores do seu tempo. Aos nossos dias chegaram 137 textos da sua autoria, distribuídos por todos os géneros (cantigas de Amor, cantigas de Amigo e cantigas de Escárnio e Maldizer)”.

A história de Torre de Moncorvo está particularmente ligada a D. Dinis, que “na sua passagem por Santa Cruz da Vilariça verifica a centralidade do lugar onde hoje se situa Torre de Moncorvo e a sua importância na defesa contra as incursões espanholas, atribuindo a 12 de Abril de 1285 foral a “Turre Menendi Corvi “ e mandando construir a cerca, como refere o documento de 1295.

A 2 de Novembro de 1319 concede-lhe Carta de Feira. Com o surgimento desta nova vila, D. Dinis incentiva o povoamento e a exploração económica da região, fomentou todos os meios de uma riqueza nacional, na extração de prata, estanho e ferro. Assim, no decorrer dos três dias são várias as experiências que podem ser vividas, as recriações históricas e cantigas de amigo, escárnio e maldizer que serão interpretadas na terra do ferro”.

Publicidade

Comentários
carregar...

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade