Informativo Digital do Nordeste Transmontano

Feira da Alheira de Mirandela este ano atinge recorde de expositores

Durante três dias a cidade de Mirandela concentra todos os seus saberes e sabores na XXI Feira da Alheira de Mirandela

0 8.723
Programa FAM 2020 (1)

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

De 6 a 8 de março, a edição de 2020 contará com um número recorde de 93 expositores, mais 11 face ao ano anterior. Vários restaurantes apresentarão o que de melhor existe na região de Trásos-Montes e Alto Douro. Situado no Parque do Império e com entrada gratuita, este evento contará ainda com um programa de animação musical que certamente atrairá milhares de pessoas ao recinto da feira. Num stand específico para o efeito, uma das novidades para este ano será a caracterização teatral da produção daquela que é apelidada de Rainha da Gastronomia Mirandelense.

Alheira de Mirandela

A Alheira de Mirandela, sob a garantia do selo de Indicação Geográfica Protegida (IGP), é um enchido à base de diversos tipos de carnes, pão e azeite. Esta iguaria típica da cozinha portuguesa assume uma importância económica extrema para o concelho. O destaque deste produto, que pode ser encontrado por toda a região transmontana, é resultado do facto de ser um produto artesanal, sendo a Alheira de Mirandela aquela que ganhou expressão nacional e internacional graças à industrialização.

Um negócio que ultrapassa os 30 milhões de euros, as 6 empresas produtoras, 8 cozinhas regionais e cerca de 20 lojas de vendas, criam cerca de 700 postos de trabalho.

Conhecida como Cidade Jardim, Mirandela é uma cidade situada no nordeste de Portugal. Banhada pelo rio Tua no seu interior, o contexto urbano e natural criam uma simbiose perfeita para quem visita este certame que vem crescendo ano após ano.

A par dos valores gastronómicos e naturais, os valores patrimoniais e culturais de Mirandela revelam a sua riqueza arquitetónica, ilustrada com distintos monumentos como o Palácio dos Távoras, do século XVII, o Palácio dos Condes de Vinhais, a antiga muralha da qual resiste ainda a Porta de Santo António, a Ponte Velha e muitos outros sítios que tornam Mirandela única no panorama transmontano.

A apenas cerca de 150 quilómetros de cidades como Porto, Braga, Viseu, Zamora ou de Ourense, a XXI Feira da Alheira de Mirandela irá certamente proporcionar aos visitantes uma  fuga de fim de semana.

Publicidade

Fonte desta notícia: Nota de Imprensa CM Mirandela
Comentários
carregar...

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade