Informativo Digital do Nordeste Transmontano

“Fazer telha”, um video produzido pelo Museu da Memória Rural

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

“Fazer Telha” é um trabalho videográfico realizado e montado pelo Museu da Memória Rural de Carrazeda de Ansiães , aquando da inauguração de um núcleo museológico destinado a preservar a memória da construção de telha artesanal, actividade tão característica desta vila duriense entre finais do séc.XIX e meados do séc. XX.

Na primeira metade do séc. XX, a zona situada entre a aldeia de Luzelos e as portas da vila de Carrazeda de Ansiães chegou a concentrar sete unidades artesanais de fabrico de telha tradicional. Foi uma atividade que marcou a história do trabalho destas duas localidades, ficando a lembrança desse passado agora imortalizada no projeto de musealização de uma das telheiras que conseguiu sobreviver ao processo de abandono desta antiga actividade, abandono esse que ocorreu com o desenvolvimento tecnológico das últimas cinco décadas.

Este vídeo é a tentativa de reconstrução de todo esse ancestral processo, sendo que todos os dados que permitiram a montagem desta reconstituição foi baseado num trabalho preliminar de recolha das memórias de quem participou neste duro trabalho.

Publicidade

Fonte desta notícia: Museu da memória Rural | Carrazeda de Ansiães
Comentários
carregar...

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade