Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Exposição “Memórias dos Santos Populares” patente no Núcleo da Fotografia do Douro Superior

A exposição é constituída por três painéis compostos pelas fotografias existentes no Núcleo da Fotografia sobre a temática e pelos documentos que comprovam que desde tempos bem antigos se veneram os santos populares – Santo António, São João Baptista, São Pedro e São Paulo, em Torre de Moncorvo.

178

Publicidade

No passado dia 13 de junho, foi inaugurada a exposição “Memórias dos Santos Populares”, pelo Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, com a presença dos alunos do Jardim de Infância do Centro Paroquial e Social de Torre de Moncorvo.

A exposição é constituída por três painéis compostos pelas fotografias existentes no Núcleo da Fotografia sobre a temática e pelos documentos que comprovam que desde tempos bem antigos se veneram os santos populares – Santo António, São João Baptista, São Pedro e São Paulo, em Torre de Moncorvo. A referência mais antiga a estes festejos é um alvará régio de 21 de janeiro de 1558, que determina que os oficiais da Câmara pudessem despender das rendas do Concelho até 10 cruzados, com os cavaleiros que em dia de S. João Baptista acompanhavam a bandeira na festa do mesmo santo.

A exposição está patente até ao dia 31 de outubro de 2022, no Núcleo da Fotografia do Douro Superior e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e ao fim de semana através da Loja Interativa de Turismo.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Torre de Moncorvo

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade