Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Exposição Fé nos Burros volta a estar visitável em Alfândega da Fé

Até 31 de agosto pode (re)visitar a exposição “Fé nos Burros”, de João Pedro Marnoto, que a autarquia disponibiliza de novo ao público no Jardim Municipal e no Parque Verde vila.

287

Publicidade

Entre 2009 e 2010, o Município de Alfândega da Fé, a produtora MediaUtopia e a Associação AEPGA uniram forças e lançaram-se na aventura de desenvolver um projeto de fotografia e vídeo com a objetivo de chamar a atenção para a preservação do gado asinino e muar do concelho de Alfândega da Fé, tal como o seu legado cultural e social.

Nesse sentido, com realização e fotografias de João Pedro Marnoto, pesquisa e trabalho de campo de Miguel Nóvoa (veterinário da AEPGA), e sempre com o apoio do município de Alfândega da Fé, percorreram o território e andaram de aldeia em aldeia, indo ao encontro das pessoas e dos seus animais com o intuito de os fotografar, recriando na rua o ambiente de estúdio fotográfico.

O projeto Fé nos Burros surgiu do desafio lançado pelo Município à AEPGA – Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, numa vontade clara de preservar e valorizar aspetos particulares de uma ruralidade que teima em resistir no concelho, ao mesmo tempo que se registava, através da fotografia, a relação existente entre o homem e o animal.

Um retrato da cumplicidade entre a espécie e o homem, que chama a atenção para a necessidade de a preservar reinventando a tradição. Deste trabalho que implicou o registo do gado Asinino e Muar do concelho de Alfândega da Fé, resultaram, também, a edição de um livro, a realização de uma exposição, que tem vindo a percorrer o país e um documentário.

O Fé nos Burros divulga uma parte importante da cultura concelhia e tem contribuído para a afirmação do nome de Alfândega no panorama cultural nacional. Pode visitar até 31 de agosto em Alfândega da Fé.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Alfândega da Fé