Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Exposição “No trilho do lobo”

102

Exposição “No trilho do lobo”

Interessados no evento
37 37 número provável de pessoas que vão a este evento

Durante dois meses vai ser possível estar mais perto do animal que alimenta lendas e histórias passadas de geração em geração, que faz das serras e vales da península ibérica o seu território. Temido por uns e idolatrado por outros, o lobo ibérico é uma das espécies autóctones cuja existência se encontra ameaçada. Motivo pelo qual a ACHLI – Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico, se tem esforçado para conservar a espécie e preservar o seu habitat natural.

A principal atividade da ACHLI é o desenvolvimento de projetos orientados para a conservação do habitat do lobo ibérico, designadamente projetos de gestão florestal, de minimização de conflitos decorrentes da predação de animais domésticos, de gestão cinegética e de fomento da população de presas silvestres, que contam com o envolvimento das populações locais.

O desenvolvimento de estudos de investigação sobre o lobo em Portugal remonta à década de 70. Em 1982 iniciou-se um estudo pioneiro a nível Europeu que envolveu a captura e radio-seguimento de lobos no Nordeste de Portugal. A partir da década de 1990 até à atualidade tem-se verificado um notável incremento nos estudos científicos direcionados ao lobo em Portugal. A monitorização desta espécie nos últimos anos, no âmbito dos procedimentos de Avaliação de Impactes Ambientais de parques eólicos, tem recorrido a tecnologias inovadoras como a análise genética não-invasiva e a telemetria por GPS.

A exposição “No trilho do lobo” tem por base fotografias do fotógrafo de natureza João Cosme, sendo composta por painéis de grandes dimensões, sobre várias vertentes e temáticas relacionadas com o lobo ibérico no nosso país. A mostra conta ainda com uma instalação de vídeo e com ações de sensibilização junto da comunidade escolar.

Para visitar e explorar o lobo ibérico de 14 de setembro a 14 de novembro no CIT –Centro de Interpretação do Território de Sambade/Alfândega da Fé. A abertura da exposição realiza-se no dia 14 de setembro às 15h00, no CIT em Sambade.

Informação adicional

Bilheteira - Entrada gratuita

Espetáculo para maiores de - 6 anos

Siga este link para adquirir bilhete online http://Não se aplica →

 

Quando?

14-09-2021 a
14-11-2021
 

Tipo de evento

 

Categoria de evento

Partilhe!

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade