Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

António Zambujo no Teatro de Vila Real

216
Teatro de Vila Real

António Zambujo no Teatro de Vila Real

Interessados no evento
21 21 número provável de pessoas que vão a este evento

ANTÓNIO ZAMBUJO
‘VOZ E VIOLÃO’

António Zambujo é um dos maiores artistas, autores e intérpretes contemporâneos da música e da língua portuguesas, e um dos seus mais notáveis embaixadores no mundo.

No seu mais recente álbum, ‘António Zambujo Voz e Violão’, o músico inspira-se no nome de um dos discos da sua (e da nossa) vida, ‘João Voz e Violão’, álbum de João Gilberto editado em 1999, e volta, nada acidentalmente, ao essencial. Como escreveu o jornalista Luís Osório: «Um dia, num qualquer futuro mais ou menos distante, dir-se-á que este disco é um dos mais importantes da carreira de António Zambujo. Não por se julgarem menores alguns dos álbuns que o antecederam e ainda menos pela qualidade de todas as canções que ainda não compôs ou deu voz. Simplesmente porque ‘Voz e Violão’ será sempre associado a um tempo que nos provou o quanto somos frágeis e o quanto precisamos de nos repensar numa urgência do que é essencial.».

António Zambujo incorporou as influências do cancioneiro brasileiro, em particular da Bossa Nova, na sua música, primeiro forjada na tradição do Cante Alentejano e do Fado, de onde partiu para criar uma personalidade única, inspirando um novo ciclo na música portuguesa, ao mesmo tempo que derruba fronteiras, reais ou imaginárias, aproximando os dois lados do Atlântico. Na sua discografia, ‘Até Pensei Que Fosse Minha’, o álbum de tributo a Chico Buarque que editou em 2016 e que lhe valeu inclusivamente a nomeação para o Grammy Latino no ano seguinte, na categoria de Melhor Disco de MPB, não causou por isso estranheza.

Em 2018 o seu álbum “Do Avesso” é distinguido com o Prémio José Afonso 2019. E são vários os capítulos anteriores desta obra que António Zambujo vem criando, desde a estreia em 2002 com ‘O Mesmo Fado’, seguido de ‘Por Meu Cante’ (2004), ‘Outro Sentido’ (2009), ‘Guia’ (2010), ‘Quinto’ (2012), e ‘Rua da Emenda’ (2014). Em 2015 recebe a comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

Informação adicional

Bilheteira - 20 euros

Duração do espetáculo - 75 minutos

Espetáculo para maiores de - 12 anos

 

Quando?

07-12-2021 | hora - 21:30
 

Tipo de evento

 

Categoria de evento

Partilhe!

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade