Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Eurorregião Norte de Portugal – Galiza representará mais de 30% do investimento aprovado no POCTEP 2030

Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, reforçou a importância de “continuar a dinamizar e aprofundar a dinâmica de projetos existentes na Eurorregião do Norte e da Galiza” que considera “demonstrativa de um relacionamento consolidado em termos de cooperação face aos demais territórios”.

206

Publicidade

Realizou-se esta quarta-feira, em Arcos de Valdevez, o Seminário Territorial da Área de Cooperação Galiza – Norte de Portugal.

O evento foi promovido pela CCDR-NORTE e pela Xunta de Galicia, com o propósito de apresentar as três primeiras convocatórias do POCTEP (programa de cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha) para o período 2021-2027 e respetivas Estratégias Territoriais da Área de Aplicação de Cooperação Galiza – Norte de Portugal.

O Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, reforçou a importância de “continuar a dinamizar e aprofundar a dinâmica de projetos existentes na Eurorregião do Norte e da Galiza” que considera “demonstrativa de um relacionamento consolidado em termos de cooperação face aos demais territórios”.

António Cunha relembrou que “considerando a área de cooperação Norte de Portugal – Galiza, bem como a dotação dos projetos pluri-regionais em que participam beneficiários destas Regiões, a estimativa é de que o investimento elegível em projetos aprovados nas seis convocatórias do Programa esteja na ordem de grandeza dos 140 a 150 milhões de Euros”.

“Podemos, desta forma, concluir que a Eurorregião Norte de Portugal – Galiza representará mais de 30% do total de investimento elegível aprovado no POCTEP 2030”, disse.

Entre outros oradores, participaram no evento a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e o Diretor-geral de Relações Exteriores e com a União Europeia da Xunta de Galicia, Jesus Gamallo.

A apresentação do Programa POCTEP 2030 realizou-se nos passados dias 16 e 17 de novembro, em Ayamonte.

Publicidade

Fonte desta notícia: CCDR-Norte