Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Protocolos assinados ontem em Carrazeda de Ansiães vão permitir mitigar a escassez de água em alguns municípios

O caso de Carrazeda de Ansiães é dos mais graves, estimando-se que as reservas de água só durem até outubro, caso persista a grave seca que está a afetar a maior parte do território nacional.

1.985

Publicidade

Foram hoje assinados, em Carrazeda de Ansiães, protocolos entre sete município transmontanos e a Secretaria de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas para o abastecimento de água de 50 localidades, abrangendo uma população total estimada em cerca de oito mil pessoas.

O secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Catarino, viabilizou hoje em Carrazeda de Ansiães 1,3 milhões de euros, para benefício de sete municípios de Trás-os-Montes com problemas relacionados com a escassez das reservas de água disponíveis para o abastecimento público.

Esta ajuda destina-se à reabilitação dos sistemas existentes, fazer novas captações, construir pequenos açudes, aquisição de autotanques ou para o pagamento de serviços de transporte da água para as barragens com déficit de acumulação.

O caso de Carrazeda de Ansiães é dos mais graves, estimando-se que as reservas de água só durem até outubro, caso persista a grave seca que está a afetar a maior parte do território nacional.

Um dos maiores apoios foi, por isso, dado a este município duriense, que tem já a decorrer um concurso público para poder pagar a prestadores de serviços de transporte o transvase da água do rio Tua para a barragem de Fontelonga e para a Estação de Tratamento de Água (ETA) local.

No concelho de Carrazeda de Ansiães a barragem de Fotelonga é a única reserva de água disponível para o abastecimento concelhio, mas de momento encontra-se a menos de 30% da sua capacidade de armazenamento.

Os restantes benificiários deste apoio do Governos são os concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Mogadouro , Vimioso e Alijó.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade