Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Equipa PIICIE Murça promove ação sobre relacionamentos interpessoais

Esta ação revelou-se bastante relevante e pertinente devido à natureza das ações mencionadas, pois trata-se de adultos a lidar com crianças e adolescentes diariamente.

622

Publicidade

“Relacionamento Interpessoal em Contexto Escolar” foi o tema escolhido pela Equipa do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Concelho de Murça para a realização de uma ação de formação de curta duração, destinada ao pessoal não docente a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Murça. A ação realizou-se no passado mês de dezembro, no Centro Escolar de Murça.

Esta formação teve três principais objetivos: desenvolver comportamentos, atitudes e ferramentas facilitadoras de comunicação e relacionamento interpessoal; treinar e reforçar as competências de gestão das relações (tais como saber escutar, ter empatia e praticar uma comunicação não violenta); e desenvolver competências de inteligência emocional em situações de tensão que impliquem, por exemplo, lidar com a crítica ou com o ataque pessoal. Sempre com foco no contexto educativo, e nas mudanças que têm ocorrido neste meio recentemente, pretendeu-se fornecer ferramentas para gerir as relações interpessoais, tendo em conta o clima de maior tensão que se tem instalado nas escolas.

Esta ação revelou-se bastante relevante e pertinente devido à natureza das ações mencionadas, pois trata-se de adultos a lidar com crianças e adolescentes diariamente. Com o desenvolvimento de competências específicas, os assistentes operacionais podem constituir-se como modelos positivos e, também, promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e social, junto de todos os intervenientes no processo educativo. Os intervenientes na ação mostraram-se muito interessados por esta temática, participando ativamente nas atividades propostas, dando a sua opinião sobre os assuntos debatidos e colocando questões pertinentes.

A ação de formação “Relacionamento Interpessoal em Contexto Escolar” inseriu-se no Plano Anual de Atividades da Equipa PIICIE Murça, que realiza atividades, ao longo de todo o ano letivo, destinadas aos diversos membros que constituem a comunidade educativa.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Murça

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade