Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Entrudo em Alfândega da Fé evoca os 50 anos do 25 de abril

Foliões vão desfilar pelas ruas da vila como já é tradição. autarquia, em colaboração com Juntas de Freguesia, associações e instituições locais, organizou dois dias de desfile e um conjunto de iniciativas para as celebrações do Entrudo que, este ano, tem como tema principal os 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974.

536

Publicidade

Em Alfândega da Fé são esperadas centenas de foliões para celebrar o Entrudo nas ruas da vila. Uma manifestação cultural de origem ancestral que nos últimos anos ganhou grande adesão das gentes de Alfândega da Fé.

A autarquia, em colaboração com Juntas de Freguesia, associações e instituições locais, organizou dois dias de desfile e um conjunto de iniciativas para as celebrações do Entrudo que, este ano, tem como tema principal os 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974.

De acordo com a Vice Presidente da Câmara Municipal, Maria Manuel Silva, “O Entrudo é uma festividade muito acarinhada pelos Alfandeguenses e há muitas pessoas que regressam por esta altura para verem e participarem no desfile, nas contradanças ou na queima do Entrudo. Por isso fazemos questão de apoiar os grupos e gentes da nossa comunidade a organizar o programa das festividades. O grande entusiasta do Entrudo de Alfândega da Fé é o Senhor Fernando Dias, que dispõe de uma grande coleção de carros alegóricos e que todos os anos está envolvido na dinamização das iniciativas.”.

Este ano os foliões podem contar com um baile de Entrudo, logo no dia 10 de fevereiro. No dia 11, domingo, realiza-se o grande desfile temático evocativo do 25 de abril, com contradanças e muita animação, no qual participam as instituições do concelho. No dia 13, terça feira, o tema é livre para os foliões se juntarem ao desfile pelas ruas da vila de Alfândega da Fé e que culminará com a tradicional Queima do Entrudo. A comunidade escolar desfila no dia 9, sexta feira, a partir das 14h.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Alfândega da Fé