Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Eduardo Tavares é o novo Presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor

Uma das prioridades definidas é a aprovação do Programa Especial da Albufeira do Baixo Sabor (PEABS), o principal instrumento de ordenamento do território nos Lagos do Sabor e da definição de uma visão estratégica única de desenvolvimento socioeconómico destes territórios.

499

Publicidade

O presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares, foi eleito Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Baixo Sabor, no passado dia 10 de novembro. Este organismo que integra os quatro municípios transmontanos abrangidos pela barragem do Baixo Sabor – Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo – vai ser presidido durante os próximos anos pelo autarca alfandeguense, que sucede a Nuno Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.

Para Eduardo Tavares, os próximos anos vão ser decisivos no desenvolvimento das potencialidades turísticas, económicas e ambientais da região e, em especial, dos territórios abrangidos pelos Lagos do Sabor.

Uma das prioridades definidas é a aprovação do Programa Especial da Albufeira do Baixo Sabor (PEABS), o principal instrumento de ordenamento do território nos Lagos do Sabor e da definição de uma visão estratégica única de desenvolvimento socioeconómico destes territórios. Para a Associação de Municípios do Baixo Sabor e para os quatro autarcas é prioritário e fundamental garantir a criação de um Programa de Valorização Económica específico para este território, o PROVERE – Lagos do Sabor, e certificar os 2300 km2 dos quatro municípios como uma Bio-Região.

Em cima de mesa estão ainda outros projetos e objetivos a concretizar nos próximos quatro anos, tais como a implementação da Rota da Pintura Mural (Projeto História a Fresco); a defesa da continuidade de Programas de Empreendedorismo e Defesa do Meio Ambiente junto do novo proprietário das Barragens (MOVHERA e ENGIE); terminar a negociação da nova fórmula do Fundo Baixo Sabor, de forma a aumentar o valor anual, e implementar uma estratégia para certificar as estações náuticas dos Lagos do Sabor e desenvolver todas as potencialidades turísticas desta reserva de água com mais de 70 km de extensão.

Para além de Eduardo Tavares compõe o Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Baixo Sabor os autarcas de Mogadouro e Macedo de Cavaleiros na qualidade de secretário e na qualidade de vogal, respetivamente. Já no órgão da Assembleia Intermunicipal ocupam os cargos de Presidente, o presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, de Vice-presidente, a vereadora da Câmara Municipal de Mogadouro e de Secretária, a Vice-presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Alfândega da Fé

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade