Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Dourogás acorda venda de Sonorgás com a Icon Infrastructure VI, I.P.

A venda abrange a totalidade da participação do Grupo Dourogás na sua afiliada Sonorgás - uma empresa dedicada ao desenvolvimento e gestão de redes de gás natural.

204

Publicidade

Leitura automática

O Grupo Dourogás, um dos maiores operadores do sector do gás natural português, com quase 30 anos de experiência, acordou a venda da Sonorgás à iCON Infrastructure Partners VI, L.P., um fundo aconselhado pela iCON Infrastructure LLP (“iCON”).

A venda abrange a totalidade da participação do Grupo Dourogás na sua afiliada Sonorgás – uma empresa dedicada ao desenvolvimento e gestão de redes de gás natural.

A equipa de gestão da Sonorgás permanecerá inalterada após a transação. A intenção da iCON é manter a atual equipa da Sonorgás, perspetivando aumentar os recursos humanos num futuro próximo, de forma a apoiar o crescimento significativo previsto para o negócio, mantendo ao mesmo tempo operações eficientes e fiáveis.

A transação aguarda as aprovações regulatórias usuais e a obtenção de consentimentos de terceiros, sendo a sua conclusão esperada até ao final de 2022.

O Grupo Dourogás, que tem raízes no Norte do País, mais especificamente em Vila Real, nasceu em 1994 por vontade de alguns empresários em conjunto com as autarquias dos municípios que ficaram excluídos da primeira concessão de Gás Natural. Tendo na sua génese a construção de redes de distribuição de gás, o Grupo Dourogás – que venceu recentemente o Prémio Energias Verdes da iniciativa Prémios Verdes da revista Visão e da Águas de Portugal – está a apostar fortemente na investigação, desenvolvimento e produção de gases renováveis para o setor da mobilidade, como o biometano e o hidrogénio verde, providenciando uma energia mais limpa e amiga do ambiente e ajudando o País a dar cumprimento às metas estabelecidas pelo Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 em curso, e que colocará Portugal no caminho da descarbonização da economia.

A iCON é uma empresa independente de investimentos que aconselha fundos com capital superior a 8 mil milhões de dólares, centrando a sua atividade de investimentos em capital de empresas de infraestruturas na Europa e na América do Norte em vários sectores, incluindo a produção, distribuição e armazenamento de energia, telecomunicações, água, transporte e cuidados de saúde. iCON Infrastructure Management VI Limited, empresa sócia da iCON Infrastructure Partners VI, L.P., é regulada pela Comissão de Serviços Financeiros de Guernsey. iCON Infrastructure LLP, consultora de investimento da iCON Infrastructure Management VI Limited, é autorizada e regulada no Reino Unido pela Autoridade de Conduta Financeira.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade