Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Douro Cidade Europeia do Vinho organiza gala de encerramento em Sernancelhe no dia 13 de janeiro

Nesta gala pretende-se assinalar também a passagem de testemunho do Douro para vários municípios da região de Piemonte, Itália, que em 2024 ostentará o título de Cidade Europeia do Vinho.

232

Publicidade

A Comunidade Intermunicipal do Douro organiza este sábado, dia 13 de janeiro, no Expo Salão de Sernancelhe, a Gala de Encerramento do Douro Cidade Europeia do Vinho 2023, num evento que marcará o fim de um ano de intensa atividade cultural e promocional do Douro, onde se celebrou o vinho, a vinha e o galardão europeu que lhe foi atribuído à região pela Recevin – Rede Europeia das Cidades do Vinho.

O evento terá início às 21h30 e contará com a presença de artistas como Áurea, Maro, com a Orquestra do Conservatório Regional de Música de Ferreirim, Concelho de Sernancelhe, entre outros momentos musicais e artísticos com grupos da região.

Nesta gala pretende-se assinalar também a passagem de testemunho do Douro para vários municípios da região de Piemonte, Itália, que em 2024 ostentará o título de Cidade Europeia do Vinho.

Segundo o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Carlos Silva Santiago, “o evento marca o ponto final do Douro Cidade Europeia do Vinho, distinção que permitiu ao Douro capacitar, promover e reflectir o Vinho enquanto produto endógeno e atractivo turístico de um território com 19 municípios. Foi igualmente uma oportunidade para valorizarmos os produtores e trabalhadores da vinha, que contribuem na sua actividade laboral para a preservação da paisagem e do nosso reino maravilhoso”.

Para além dos momentos artísticos, o evento contará com Homenagens a individualidades do panorama nacional, que nas suas áreas contribuíram directamente para o desenvolvimento da Região do Douro, e foram parceiros do Douro Cidade Europeia do Vinho 2023. Serão homenageados os “obreiros do Douro”, ou seja, os mais de 23 mil vitivinicultores que trabalham a vinha e o vinho no Douro e são promotores económicos indispensáveis para o sucesso da nossa região. Nesta Gala será igualmente destacado o papel que os escritores do Douro tiveram e continuam a ter na afirmação deste território, pelo que serão homenageados, entre outros, Miguel Torga, Aquilino Ribeiro e Guerra Junqueiro.

O Presidente da CIM Douro, Carlos Silva Santiago entende que “a Gala de Encerramento será um momento em que reviveremos um ano de intensa promoção do Douro, de afirmação da região do Douro no panorama nacional e internacional, através de mais de 600 actividades que englobaram conferências, workshops, espectáculos e provas de vinho nos 19 municípios do nosso território. Queremos lembrar e homenagear todos aqueles que, com a sua ação, conseguiram elevar o nome do Douro, fazendo jus ao lema “All Around Wine, All Around Douro”, uma marca que afirmámos em Portugal e na Europa e que contribuiu diretamente para o desenvolvimento do nosso território.”

A distinção da Cidade Europeia do Vinho 2023 foi atribuída pela RECEVIN (Rede Europeia das Cidades do Vinho), tendo como objetivo promover o Vinho e respectivos produtores nos países associados, assim como território europeu e internacional.

Publicidade

Fonte desta notícia: CIMDOURO