Informativo Digital do Nordeste Transmontano

Dois milhões de euros vão ser aplicados no Vale do Côa em projetos de investigação científica

Dois milhões de euros deverão financiar sete projetos de investigação científica e tecnológica nos domínios do clima e alterações climáticas, origem da vida, dinâmicas de interação sociocultural ao longo do tempo, biodiversidade e recursos biológicos, patrimónios naturais e culturais e desenvolvimento regional sustentável

0 175

Dois milhões de euros vão ser aplicados Vale do Côa em projetos de investigação científica. Os fundos são provenientes da Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT) e resultam de uma candidatura intitulada “Vale do Côa Internacional Research Awards”.

Dois milhões de euros deverão financiar sete projetos de investigação científica e tecnológica nos domínios do clima e alterações climáticas, origem da vida, dinâmicas de interação sociocultural ao longo do tempo, biodiversidade e recursos biológicos, patrimónios naturais e culturais e desenvolvimento regional sustentável, garantiu Bruno Navarro, presidente da Fundação Côa Parque, citado pela Agência Lusa.

Os projetos destinam-se a potencias a economia dos concelhos de Almeida, Mêda, Pinhel, Sabugal, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda.

Em declarações à Lusa, Bruno Navarro referiu que se trata “de uma forma muito significativa de se olhar para este território do interior e de valorizar aquilo que é património cultural e natural da Humanidade. Vão ser convocados para o território do Vale do Côa investigadores de renome internacional com projetos importantes para o conhecimento deste território. Os projetos de investigação decorrerão na área do Parque Arqueológico do Vale do Côa, nos próximos quatro anos, e serão publicamente apresentados no início do mês de março no auditório do Museu do Côa”, disse o responsável pela Fundação Côa Parque.

O projeto congrega instituições como a Fundação Côa Parque, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Bragança, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Universitat Autónoma de Barcelona e Universidad Politécnica de Madrid.

Publicidade

Comentários
carregar...

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade