Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Dois milhões de euros vão ser aplicados no Vale do Côa em projetos de investigação científica

Dois milhões de euros deverão financiar sete projetos de investigação científica e tecnológica nos domínios do clima e alterações climáticas, origem da vida, dinâmicas de interação sociocultural ao longo do tempo, biodiversidade e recursos biológicos, patrimónios naturais e culturais e desenvolvimento regional sustentável

247

Dois milhões de euros vão ser aplicados Vale do Côa em projetos de investigação científica. Os fundos são provenientes da Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT) e resultam de uma candidatura intitulada “Vale do Côa Internacional Research Awards”.

Dois milhões de euros deverão financiar sete projetos de investigação científica e tecnológica nos domínios do clima e alterações climáticas, origem da vida, dinâmicas de interação sociocultural ao longo do tempo, biodiversidade e recursos biológicos, patrimónios naturais e culturais e desenvolvimento regional sustentável, garantiu Bruno Navarro, presidente da Fundação Côa Parque, citado pela Agência Lusa.

Os projetos destinam-se a potencias a economia dos concelhos de Almeida, Mêda, Pinhel, Sabugal, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda.

Em declarações à Lusa, Bruno Navarro referiu que se trata “de uma forma muito significativa de se olhar para este território do interior e de valorizar aquilo que é património cultural e natural da Humanidade. Vão ser convocados para o território do Vale do Côa investigadores de renome internacional com projetos importantes para o conhecimento deste território. Os projetos de investigação decorrerão na área do Parque Arqueológico do Vale do Côa, nos próximos quatro anos, e serão publicamente apresentados no início do mês de março no auditório do Museu do Côa”, disse o responsável pela Fundação Côa Parque.

O projeto congrega instituições como a Fundação Côa Parque, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Bragança, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Universitat Autónoma de Barcelona e Universidad Politécnica de Madrid.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade