Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Docente da UTAD é a ‘primeira portuguesa’ embaixadora da Rede de Resistência aos Antibióticos

Esta rede internacional é constituída por diferentes profissionais de vários países a nível mundial que diligenciam investigação científica no combate à resistência aos antimicrobianos (AMR) promovendo o conceito uma só saúde (One Health) por forma a proteger a saúde humana, animal e dos ecossistemas.

477

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Publicidade

Patrícia Poeta é a ‘primeira portuguesa’ embaixadora da Rede de Resistência aos antibióticos. A docente e investigadora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Patrícia Poeta, tornou-se na primeira portuguesa a integrar a lista de embaixadores da Rede Internacional aos Antibióticos, AMR Insight.

Esta rede internacional é constituída por diferentes profissionais de vários países a nível mundial que diligenciam investigação científica no combate à resistência aos antimicrobianos (AMR) promovendo o conceito uma só saúde (One Health) por forma a proteger a saúde humana, animal e dos ecossistemas. Nos últimos anos tem existido uma preocupação constante pelo aumento da resistência bacteriana aos antibióticos usados em medicina humana e veterinária. Como resultado da exposição aos antibióticos, o nível de resistência das bactérias, que pertencem à flora intestinal normal de humanos e animais, pode aumentar.

Estas bactérias, não só constituem um reservatório de genes de resistência para microrganismos patogénicos como, também, representam um bom indicador da pressão seletiva exercida pelo uso de antibióticos nesta população ao nível de resistência na flora endógena e nos ecossistemas, com impacto em saúde pública.

Patrícia Alexandra Curado Quintas Dinis Poeta é Professora Catedrática na UTAD e Membro do LAVQ-REQUIMTE, Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa. Doutorada em Medicina Veterinária pela UTAD com investigação em Microbiologia Médica. Coordenadora do Grupo de Resistência a Antibióticos MicroART e Responsável pelo Laboratório de Microbiologia Médica da UTAD. Especialista Europeia em Microbiologia Veterinária. Faz parte do Comité Executivo do ESGVM (European Study Group of Veterinary Microbiology) do ESCMID (European Society of
Clinical and Microbiology Infectious Diseases). Publicou mais de 200 artigos em revistas do Scientific Citation Index, capítulos de livros e mais de 500 comunicações em encontros científicos internacionais, nacionais ou ibéricas. Recebeu 36 prémios.

Publicidade

Fonte desta notícia: Nota de Imprensa UTAD

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade