Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Diocese lança novo livro sobre Monsenhor José de Castro

O livro tem por génese a tese de doutoramento desenvolvida pela autora no âmbito do programa doutoral em Estudos do Património, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e contou com a orientação científica do Prof. Doutor Henrique Manuel Pereira.

642

Publicidade

No dia em que assinala o XXI aniversário da Dedicação da sua Catedral (7 de outubro), a Diocese de Bragança-Miranda recebe D. Ivo Scapolo, Núncio Apostólico, e apresenta um novo livro.

Intitula-se «Monsenhor José de Castro e o Tombo Diocesano: Para o património cultural da Igreja na diocese de Bragança-Miranda» e é da autoria de Sandra Vale. A apresentação tem entrada livre e está marcada para as 21h00, na Catedral, em Bragança.

O livro tem por génese a tese de doutoramento desenvolvida pela autora no âmbito do programa doutoral em Estudos do Património, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e contou com a orientação científica do Prof. Doutor Henrique Manuel Pereira.

Através desta publicação, a Diocese de Bragança-Miranda disponibiliza, a todos os interessados, a investigação desenvolvida entre 2016 e 2020 em torno do Arquivo Diocesano e da figura de Monsenhor José de Castro, seu patrono. O trabalho foi apresentado e defendido em provas públicas no dia 10 de março de 2021, tendo obtido do júri, por unanimidade, a classificação de summa cum laude.

Ao longo das 422 páginas que compõem a obra, «encontramos um retrato da história do Arquivo Diocesano – Tombo Diocesano Monsenhor José de Castro e da sua realidade atual, tal como uma visão renovada e enriquecida da vida, obra e pensamento de Monsenhor José de Castro (1886-1966), sacerdote (sempre ligado pela incardinação à diocese de Bragança-Miranda), jornalista, escritor, historiador, conferencista, diplomata», descreve Sandra Vale.

Através do levantamento e análise de numerosas fontes documentais até agora dispersas, desconhecidas ou ignoradas, a autora oferece-nos uma abordagem crítica e contextualizada do perfil ideológico e intelectual do Monsenhor de Bragança, do seu trajeto vivencial e da vasta bibliografia que produziu, dedicando particular atenção a “Bragança e Miranda (Bispado)”, obra fundamental para o estudo da sua terra e diocese natal.

De salientar, nesta obra, as referências de centenas de crónicas assinadas por Monsenhor José de Castro, publicadas em periódicos nacionais e estrangeiros, e a inclusão, em apêndice, de uma bio-cronologia do sacerdote, ilustrada com fotografias inéditas provenientes do seu álbum pessoal.

O livro agora publicado pela Diocese de Bragança-Miranda integra a coleção “Presbyterium”, coordenada por Henrique Manuel Pereira, e está disponível nos serviços centrais da Cúria Diocesana, em Bragança.

Publicidade

Fonte desta notícia: Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade