Dezenas de pessoas assistiram à apresentação pública de mais um número da Revista Memória Rural
O nº 5, apresentado no passado sábado no Museu da Memória Rural, em Vilarinho da Castanheira, pela Diretora do Museu D. Diogo de Sousa e Museu dos Biscainhos, Alexandra Cerveira Lima, contou ainda com a presença da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro.
Publicidade
Cerca de meia centena de pessoas assistiu no passado sábado, dia 7 de janeiro, à apresentação pública do nº 5 da Revista Memória Rural (RMR), uma publicação da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães que pretende ser o veiculo de comunicação do Museu da Memória Rural, como referiu João Gonçalves, presidente da autarquia.
O autarca colocou a tónica na importância da publicação na recolha e no estudo de elementos da cultura do seu concelho, ao mesmo tempo que permite a todos os estudiosos e investigadores no âmbito do património e da cultura regional a possibilidade de tornar públicos os seus trabalhos de pesquisa, recolha e investigação.
O projeto do Museu da Memória Rural apresenta um conceito único na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, estando particularmente vocacionado para trabalhar temáticas do património imaterial. A revista é o principal instrumento de comunicação deste projeto, tentando dar-lhe visibilidade através dos diferentes trabalhos de investigação que são realizados e publicados sob a sua égide.
O nº 5, apresentado no passado sábado no Museu da Memória Rural, em Vilarinho da Castanheira, pela Diretora do Museu D. Diogo de Sousa e Museu dos Biscainhos, Alexandra Cerveira Lima, contou ainda com a presença da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro.
A edição referente ao ano de 2022 apresenta trabalhos sobre os concelhos de Carrazeda de Ansiães, Alijó, Torre de Moncorvo e S. João da Pesqueira, realizados por treze autores que trabalham e investigam assuntos referente ao património local e regional.
A revista agora disponibilizada no seu formato impresso, pode em breve ser comprada na Biblioteca Municipal de Carrazeda de Ansiães, na Loja Interativa de Turismo e nas estruturas museológicas do concelho. A edição impressa poderá ainda ser adquirida online a partir do site do Museu da Memória Rural
Um exemplar de cada número é todos os anos enviado gratuitamente para as bibliotecas de todos os concelhos dos distritos de Vila Real e Bragança, sendo ainda realizadas ofertas e permutas com instituições e estabelecimentos de ensino que lecionam cursos no âmbito das ciências sociais e das humanidades.
Segundo Luis Pereira, Coordenador editorial da publicação, todos os artigos publicados na Revista Memória Rural “são também mais tarde disponibilizados gratuitamente, em formato PDF, a partir de um software orientado à difusão da informação científica (OJS) , estando a Revista Memória Rural integrada no sistema nacional de ciência através do Portal RCAAP, um portal de pesquisa nacional de informação científica em acesso aberto. O portal RCAAP tem como objetivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior e outras organizações que desenvolvam atividades de investigação. A integração da Revista Memória Rural nesta plataforma permitiu uma mais fácil difusão dos trabalhos aqui publicados, avançando desse modo para outros níveis de partilha como, por exemplo, os portais B-On , Google Scholar , OpenAIRE ou Ciência Vitae , entre outros”, refere.
A RMR integra ainda o repositório Europeu de “Open Science”, com localização no Zenodo , repositório da infraestrutura OpenAIRE, onde poderão ser pesquisados e encontrados todos os artigos produzidos no âmbito desta publicação.
No final da apresentação do número 5 da Revista Memória Rural foi assinada a Carta de Compromisso da Adesão de Vilarinho da Castanheira à Rede de Aldeias de Portugal.

Publicidade