Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Desafio Azul: pedalar pela prevenção do cancro do cólon

Porque a necessidade de sensibilização para a prevenção do cancro não tem fronteiras, um grupo de ciclistas espanhóis, vai pedalar cerca de 250 Km pela prevenção do cancro do colón e angariação de donativos para o combate à doença, estendendo a sua causa até Bragança, onde se juntam ciclistas locais.

137

Publicidade

“Desafio Azul”, assim se chama a iniciativa promovida por um grupo de ciclistas espanhóis, “Los Manta”, que nos últimos anos têm realizado passeios de bicicleta com alguma dimensão, alertando para a necessidade de apostar na prevenção do cancro do colón e de angariar donativos para ajudar, através da investigação, no combate à doença.

Nesta, que é a terceira edição, e que acontece nos dias 25 e 26 de março, os ciclistas propõe-se trazer a mensagem até Bragança, em colaboração com a Associação Espanhola Contra o Cancro e a Liga Portuguesa Contra o Cancro Delegação de Bragança.

Os participantes iniciam o percurso no dia 25 de março, em La Bañeza (León) tendo como destino Bragança (Portugal). Entram em território português em Rio de Onor, onde são esperados por diversos grupos de ciclistas locais, que através da Associação de Ciclismo de Bragança, decidiram unir-se à iniciativa, nomeadamente do Velo Clube, do Team Giant e Team Bô Bike, que vão acompanhar os espanhóis até à Praça da Sé, com chegada prevista às 16h30.

No dia 26, o grupo parte em direção a La Bañeza, Espanha, sendo acompanhado pelos portugueses no troço Bragança – Mahide – Vilardeciervos.

A participação dos ciclistas portugueses visa estreitar laços entre regiões vizinhas e alargar horizontes no trabalho de sensibilização. Os organizadores entendem que tudo o que amplia o alcance da visibilidade é importante.

Nas duas edições anteriores, a iniciativa consistiu na realização de um Passeio Ciclístico de León, com o lema “Vamos chegar a horas”, uma vez que a sua pedalada teve como objetivo fundamental sensibilizar para a importância das pessoas “chegarem a horas” para localizar um possível risco de cancro: o objetivo paralelo de chegar a tempo para cumprir o desafio desportivo, passando a mensagem de que o importante é que as pessoas cheguem a tempo de detetar um possível cancro e assim poder salvar vidas. O lema continua o mesmo.

Esta iniciativa parte de um simples grupo de entusiastas da bicicleta, solidários com um problema que é de todos, uma causa que deve unir todos os cidadãos.

Esta 3ª edição do Desafio Azul divide-se em duas etapas:

  • La Bañeza – Bragança (120 km), no dia 25 de março;
  • Bragança – La Bañeza (128 km), no dia 26 de março.

A delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro, apoia todas as iniciativas em prol da prevenção da doença e, neste caso, entusiasmou os amantes do ciclismo a juntarem-se ao movimento espanhol, não apenas como bons anfitriões, mas fundamentalmente como apoiantes desta importante ação de sensibilização.

Publicidade