Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Padre Delfim Gomes nomeado bispo auxiliar de Braga

O Padre Delfim nasceu a 1 de janeiro de 1962, em Bragança. Fez a sua formação teológica no Porto e em Bragança. Foi ordenado sacerdote a 3 de setembro de 1989 por D. António José Rafael.

963

O padre Delfim Esteves Gomes, de 60 anos de idade, foi hoje nomeado pelo Papa como bispo auxiliar de Braga, arquidiocese liderada pelo bispo José Cordeiro. Delfim Esteves Gomes que era sacerdote da diocese de Bragança-Miranda é natural de Bragança, onde nasceu em 01 de janeiro de 1962, e junta-se a Nuno Almeida como auxiliar de Braga.

O Padre Delfim nasceu a 1 de janeiro de 1962, em Bragança. Fez a sua formação teológica no Porto e em Bragança. Foi ordenado sacerdote a 3 de setembro de 1989 por D. António José Rafael.

É Pároco na Unidade Pastoral Senhora da Assunção, no concelho de Vila Flor, na diocese de Bragança-Miranda, desde 20 de setembro de 1992.

Nomeado bispo auxiliar de BragaReação Delfim Gomes
{{svg_share_icon}}

.Membro ativo do presbitério da Diocese de Bragança-Miranda, o sacerdote tem exercido vários ofícios. Foi Pároco da Paróquia Escolar, vice-reitor e responsável pela formação integral do Seminário diocesano de S. José, arcipreste de Vila Flor, provedor suplente e conselheiro da Fundação “Mensageiro de Bragança”, assessor da Vigararia Episcopal da Pastoral, presidente da Comissão de Arte Sacra e Presidente da Comissão para a Administração dos Bens Eclesiásticos.

Foi vigário episcopal para o clero nos últimos 11 anos. Atualmente é delegado do clero, diretor do Secretariado diocesano do Ensino de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

De 2016 a 2022 foi membro da equipa nacional de apoio à EMRC. Entre 2019 e 2022 foi Arcipreste de Moncorvo. É reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Assunção, vice-presidente do Instituto Diocesano do Clero e membro do Colégio de Consultores.

A Diocese de Bragança-Miranda, através de uma mensagem do administrador diocesano de Bragança-Miranda, monsenhor Adelino Paes diz-se “honrada” com nomeação de Delfim Jorge para bispo auxiliar de Braga. “Felicitamos, de coração, o novo Bispo, Dom Delfim Jorge, pela sua eleição para tão nobre como árduo ministério, fazendo votos e orando para que se configure, cada dia e cada vez mais, com o Bom e Belo Pastor que veio e deu a Sua vida a fim de que todos tenham vida”.

O Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda e o Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social informaram ainda que D. Delfim Jorge Esteves Gomes será ordenado bispo no dia 4 de Dezembro de 2022, às 15h00, na Catedral de Bragança. A apresentação à Arquidiocese de Braga terá lugar no dia 5 de Dezembro, Festa de São Geraldo, às 17h30, na Sé de Braga.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade