D. Nuno Almeida é o 45.º Bispo da Diocese de Bragança-Miranda
Proveniente do Presbitério da diocese de Viseu onde recebeu a ordenação episcopal e cujo múnus vem exercendo como Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida conhece a realidade da Diocese de Bragança-Miranda.
Publicidade
O Papa Francisco, nomeou D. Nuno Manuel dos Santos Almeida, 45.º Bispo da Diocese de Bragança-Miranda. A Diocese diz ter recebido a notícia com jubilosa e manifesta alegria.
Proveniente do Presbitério da diocese de Viseu onde recebeu a ordenação episcopal e cujo múnus vem exercendo como Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida conhece a realidade da Diocese de Bragança-Miranda. Foi docente dos padres mais novos, no Instituto Superior de Teologia de Viseu.
Esteve na Diocese do nordeste transmontano, em 24 de maio de 2022, no encontro dos Bispos da Província Eclesiástica, e na bênção da primeira pedra da igreja abacial do Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo.
Nuno Manuel dos Santos Almeida nasceu a 1 de Agosto de 1962, em Sátão, diocese de Viseu.
Em 1972 ingressou no Seminário Menor de S. José, em Fornos de Algodres. Concluiu o Curso de Teologia no Seminário Maior de Viseu, no ano letivo de 1983/1984.
Após o estágio pastoral na paróquia de Canas de Santa Maria, Tondela, foi ordenado sacerdote em Sátão, no dia 19 de Outubro de 1986.
De 1986 a 1989, foi pároco em Arões, concelho de Vale de Cambra.
De 1989 a 1994, exerceu a missão de secretário do Bispo de Viseu, D. António Monteiro, trabalhando também noutros serviços diocesanos. Foi pároco de Sezures, Esmolfe e Trancoselos, no concelho de Penalva do Castelo, de 1994 a 2004, ano em que começou a sua caminhada como chefe de gabinete do Bispo de Viseu, D. António Marto. Desde Outubro de 2013 que é pároco “in solidum” das 11 paróquias do arciprestado de Fornos de Algodres.
Foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga em 21.11.2015 pelo Papa Francisco. Tem como lema episcopal “Estou entre vós como aquele que serve” (Lc 22,27).
Na estrutura da Conferência Episcopal Portuguesa foi vogal da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (2020-2023). No passado dia 18 de abril foi eleito Presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, para o triénio 2023-2026.
Percurso Académico
Em 1996 terminou a licenciatura em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa (Porto), com uma tese sobre “O Diálogo com os não crentes”.
No ano letivo de 1989/90, frequentou um curso de aggiornamento teológico-espiritual ministrado pelo Instituto Internacional de Cultura Mystici Corporis (do Movimento dos Focolares), em Loppiano, Florença.
Em 2006, concluiu mestrado na UCP-Porto em “Fé e Psicoterapia”, com uma tese que versou o tema “A Dimensão Sanante da Reconciliação”.
Em 2011, terminou o 2º Grau Canónico do Curso de Doutoramento em Teologia na UCP-Porto, com a tese “Logos e Salvação. Leitura do pensamento de Viktor Frankl em perspetiva teológica”.
Em 2016 defendeu, na Universidade Salesiana de Roma, a sua tese de doutoramento em teologia dogmática com o tema “Busca de Sentido da Vida e Reconciliação Cristã. Leitura teológica do pensamento de Viktor Frankl”.
Ação Pastoral
- Pároco em Arões, concelho de Vale de Cambra
- Secretário do Bispo de Viseu D. António Monteiro
- Responsável do Secretariado da Coordenação Pastoral (diocese de Viseu)
- Responsável do Secretariado Diocesano das Missões (diocese de Viseu)
- Responsável do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (diocese de Viseu
- Pároco de Sezures, Esmolfe e Trancoselos, no concelho de Penalva do Castelo
- Chefe de gabinete do Bispo de Viseu, D. António Marto
- Pároco in solidum de S.Salvador e do Vicariato de Nossa Senhora do Viso, na cidade de Viseu
- Arcipreste e Vigário Episcopal da Zona Pastoral de Viseu
- Professor no Instituto Superior de Teologia de Viseu
- Membro da Comissão da Pastoral Orgânica, no Sínodo Diocesano de Viseu
- Pároco in solidum das 11 paróquias do arciprestado de Fornos de Algodres.
Publicidade