Informativo Digital

Covid-19: Um quadro a rever

Torna-se também essencial que estas estruturas disponham de planos de atuação alternativa em face das circunstâncias atrás referidas.

279

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O caso da incidência quase-explosiva da COVID-19 no ambiente dos lares de idosos deverá determinar que as autoridades operem, logo que possível, uma análise capaz das diversas condições a que estas estruturas devem obedecer.

Essas condições ligam-se à área disponível por idoso, às capacidades técnicas do respetivo pessoal, às de segurança em face de calamidades físicas – incêndios, explosões, sismos, etc. –, mas também a um controlo seguro das condições de saúde do pessoal em funções nessas estruturas.

Torna-se também essencial que estas estruturas disponham de planos de atuação alternativa em face das circunstâncias atrás referidas. E estes planos devem ser testados e simulados. Também deve existir uma estrutura humana de apoio em regime de cooperação voluntária, e em condições de conhecer o modo como a estrutura em causa se encontra organizada.

De igual modo, deverá existir, em condições de adequado e legal acesso e para cada idoso, a informação sobre o estado clínico correspondente, mas também a de uma escala de contactos familiares hierarquizada. E também uma rede de recurso imediato em caso de necessidades diversas e urgentes.

Por fim, será importante que os estudantes de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Ação Social, etc., devam realizar, ao menos, uma quinzena anual de voluntariado nestas estruturas, a fim de melhor conhecerem a correspondente realidade, mas também se poderem adestrar nas ações prosseguidas no seio destas estruturas. Um apoio que deverá contar com o suporte autárquico em matéria residencial, de alimentação e de transportes.

Estas linhas gerais, naturalmente muito pormenorizadamente aprimoráveis, que terão de possuir as essenciais adaptações a cada caso, podem ser facilmente postas em prática logo que os efeitos da atual pandemia comecem a conceder um adequado grau de liberdade. Um dado parece já evidente: a temática os lares de idosos comporta um quadro global que é preciso rever e melhorar muito.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade