Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

«Contos e Lendas Transmontanos» vão ser distribuídos às crianças

A edição, em dois volumes, de "Contos e Lendas Transmontanos" será o culminar de um projeto iniciado em 2017 e que consistiu na recolha exaustiva de contos e lendas dos concelhos de Bragança e Vinhais.

234

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Publicidade

Os “Contos e Lendas Transmontanos” recolhidos em Bragança e Vinhais vão ser distribuídos às crianças dos dois concelhos que participaram na iniciativa para resgatar e registar memórias da tradição oral.

A edição, em dois volumes, de “Contos e Lendas Transmontanos” será o culminar de um projeto iniciado em 2017 e que consistiu na recolha exaustiva de contos e lendas dos concelhos de Bragança e Vinhais.

Alex Rodrigues apresentou candidatura à primeira edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP 2017), sendo este um dos projetos vencedores na área da cultura, implementado pela Direção Regional de Cultura do Norte.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) realizou a primeira parte do projeto, a qual resultou no resgate e catalogação de 99 narrações da tradição oral e suas variantes dos concelhos de Bragança e Vinhais.

Este trabalho foi desenvolvido, no âmbito de um protocolo com a Direção Regional de Cultura do Norte, tendo sido implementado nas comunidades escolares dos dois municípios com a colaboração da Academia Ibérica da Máscara, entidade igualmente parceira do projeto.

Os concelhos de Bragança e Vinhais, selecionados para o projeto, são considerados entre os mais ricos do país em património cultural imaterial vivo, assinalando-se a existência de um grande número de narradores ativos, o que permitiu, igualmente, incorporar no projeto 39 vídeos com os “contadores de histórias” a transmitirem de viva voz os seus contos e lendas, tal como os ouviram aos antepassados.

A Academia Ibérica da Máscara selecionou um conto ou lenda por freguesia para a edição dos dois volumes de “Contos e Lendas Transmontanos”. As crianças do 1º e 2º ciclos do ensino básico das escolas de Bragança e Vinhais interpretaram graficamente os contos escolhidos, trabalhos que serviram de mote às ilustrações que integram as publicações.

Prefaciada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a edição foi coordenada pela LeYa.
A distribuição ocorrerá esta semana:

  • 15 de Dezembro 2020 – 10h30 – Escola Básica de Vinhais (AE D. Afonso III)
  • 16 de Dezembro 2020 – 10h30 – CE St. Maria (AE Miguel Torga)
  •  16 de Dezembro 2020 – 14h30 – Escola EB1, 2 e 3 Augusto Moreno (AE Abade Baçal)
  • 16 de Dezembro 2020 – 16h30 – CE da Sé (AE Emídio Garcia)

Publicidade

Fonte desta notícia: Nota de Imprensa DRCN

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade