Comemorar o Cinquentenário do 25 de Abril em Torre de Moncorvo
É esperado que estas comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril em Torre de Moncorvo envolvam pessoas de todas as idades, promovendo a reflexão sobre o passado e o futuro do país, assim como a importância da liberdade e da democracia.
Publicidade
Torre de Moncorvo vai comemorar de forma especial o Cinquentenário do 25 de Abril com um programa cultural que promete envolver toda a comunidade. De 5 a 7 de outubro, a cidade será palco de uma série de atividades que lembram a Revolução dos Cravos e exploram os seus legados.
A celebração terá início na quinta-feira, dia 5 de outubro, com um concerto comemorativo intitulado “Música com Liberdade”, realizado às 21h00 no cineteatro de Torre de Moncorvo. Este concerto é promovido pela Escola Municipal Sabor Artes e pretende ser uma homenagem à liberdade conquistada com o 25 de Abril.
Na sexta-feira, dia 6 de outubro, o destaque será a apresentação cénica da crónica “Liberdade”, extraída do livro “Guiné – Crónicas de Guerras e Amor” de Paulo Salgado. Após a apresentação, haverá um debate envolvendo jovens estudantes e a contribuições de figuras notáveis, como José Miranda, Mário Tomé, João Maria Goudiaby, com moderação do Diretor do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, Luís Rei.
A tarde do mesmo dia será marcada pela sessão solene de abertura das jornadas, que contará com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, do Presidente da Associação 25 de Abril, Coronel Vasco Lourenço, e da Comissão Executiva da Comemoração, Paulo Cordeiro Salgado. Após um momento de poesia, diversos painéis temáticos abordarão questões relacionadas com a Guerra Colonial e ao 25 de Abril.
O terceiro dia, 7 de outubro, começará com o painel “25 de Abril Visto pelos Jovens”, que trará intervenções de Luís Pereira, Manuel Diogo e Sónia M. Bastardo, com moderação de Rui Leonardo. Seguir-se-á um debate com escritores sobre a Guerra Colonial, com a participação de Mário Beja Santos e Paulo Cordeiro Salgado, moderado por António Lopes.
O “Momento Rogério Rodrigues” será um espaço de destaque com as intervenções de Arlete Rodrigues, Paulo Cordeiro Salgado, Henrique Monteiro, Adelino Gomes e moderação de Maria da Conceição dos Santos Salgado. A manhã terminará com o painel “Presente e Futuro do 25 de Abril”, que abordará tópicos como o epílogo da Guerra Colonial e o futuro desta data histórica.
As comemorações culminarão com uma visita ao Centro Histórico de Torre de Moncorvo durante a tarde de 7 de outubro, proporcionando uma oportunidade única para que a comunidade e visitantes explorem a história e a cultura da região.
É esperado que estas comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril em Torre de Moncorvo envolvam pessoas de todas as idades, promovendo a reflexão sobre o passado e o futuro do país, assim como a importância da liberdade e da democracia.
Publicidade