Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Adriano Moreira

O Município de Bragança celebra os 100 anos do nascimento do Professor Adriano Moreira, figura incontornável da história nacional, com um programa eclético e que conta com a publicação e lançamento de várias obras, conferências, exposições e aulas abertas. As comemorações arrancam a 10 de setembro (sábado) e envolvem diferentes espaços da cidade.

2.748

Publicidade

Gerado por computador

Este sábado (10.09.2022), pelas 17h30, o Centro Cultural Municipal Adriano Moreira (equipamento inaugurado em 2004 e batizado pelo Município com o nome do afamado Professor) abre portas à exposição coletiva dos Associados da Academia de Letras de Trás-osMontes (ALTM).

Uma mostra de pintura que reúne obras de associados da ALTM que se têm destacado, não só na literatura, mastambém nesta linguagem artística, identificando a memória e a identidade transmontanas. Ao final do dia, a Catedral de Bragança será palco de um Concerto de Órgão de Tubos, por Mário Ciferri (20h30), seguido da Conferência “Grande é a potência da memória”, por D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas (21h30).

O exemplo e o legado do ex-Ministro continua a ser, hoje, da maior relevância para a cultura e identidade do País. Foi em reconhecimento da sua importância para o cenário nacional, que o Município de Bragança preparou uma série de iniciativas que, até ao fim do ano, celebrarão a vida e as conquistas de um transmontano de origens simples, que marcou de forma indelével a história de Portugal.

Breve nota biográfica do Professor Adriano Moreira

Adriano José Alves Moreira nasceu a 06 de setembro de 1922, em Trás-os-Montes. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, doutorou-se pela Universidade Complutense de Madrid e pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.

Adriano Moreira tem oferecido um notável contributo para o desenvolvimento e consolidação do ensino e da investigação na área das ciências políticas, sendo autor de uma vasta obra, diversificada e com relevantíssimo impacto nos domínios académico, político e cívico na sociedade portuguesa.

Professor extraordinário, humanista e cientista político de referência, Adriano Moreira é detentor de um elevado sentido de serviço público e participante ativo no desenvolvimento do ensino superior em Portugal e na leitura informada e atenta da evolução das suas instituições. Doutor Honoris Causa pelas Universidades da Beira Interior, Aveiro, Aberta, Manaus, S. Paulo, Bahía, Brasília e Rio de Janeiro, é membro de diversas e prestigiadas academias portuguesas, brasileiras e espanholas e Presidente Internacional do Centro Europeu de Informação e Documentação (CEDI), tendo assumido ainda múltiplos cargos de variada índole.

Publicidade

Fonte desta notícia: Munucípio de Bragança

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade