Combate biológico à Vespa das galhas dos Castanheiros em Carrazeda de Ansiães
O município de Carrazeda de Ansiães iniciou o combate biológico à vespa das galhas dos castanheiros com a realização de várias largadas de parasitoides, nas áreas mais afetadas. Os parasitoides são insetos que se alimentam das larvas que estão nos castanheiros tendo desta forma capacidade para exterminar a vespa.
Multiplicam-se as iniciativas autárquicas para o combate à vespa das galhas dos Castanheiros, que tem impactos significativos sobre a produção de castanha na região transmontana, provocando elevados prejuízos nas explorações.
Ontem, pela primeira vez, o município de Carrazeda de Ansiães iniciou o combate biológico à vespa das galhas dos castanheiros com a realização de várias largadas de parasitoides, nas áreas mais afetadas. Os parasitoides são insetos que se alimentam das larvas que estão nos castanheiros tendo desta forma capacidade para exterminar a vespa.
As largadas foram realizadas de acordo com o levantamento efetuado no ano passado que incidiu com particular atenção nas freguesias em que há uma maior predominância da espécie.
No terreno estiveram técnicos da Câmara Municipal, nomeadamente o Gabinete Técnico Florestal, um técnico do Ministério da Agricultura e ainda um técnico da REFCAST – Associação Portuguesa da Castanha, que forneceu os parasitóides.
Brevemente, o município irá realizar novos levantamentos no sentido de detetar mais zonas que possam estar contaminadas agindo desta forma atempadamente para proteger um maior número de explorações de castanha.
Publicidade