Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

CIM Terras de Trás-os-Montes cria Kit e Manual de Jogos Tradicionais

A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do projeto Cultura Para Todos que tem entre os objetivos a recuperação e revitalização dos jogos tradicionais.

956

Publicidade

Está aí o primeiro Manual dos Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes. A publicação compila os jogos tradicionais com maior representatividade na área de abrangência da CIM das Terras de Trás-os-Montes e surge no âmbito do Programa “Cultura para Todos”. A iniciativa é d responsabilidade da CIM das Terras de Trás-os-Montes e abrange os concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhas.

A revitalização e reinterpretação dos jogos tradicionais foi um dos objetivos do programa Cultura Para Todos, e que já motivou a realização de encontros concelhios, oficinas de trabalho e de um Campeonato Intermunicipal de Jogos Tradicionais, que reuniu cerca de 500 participantes.

Esse trabalho culminou na edição de um Manual prático, com 36 jogos tradicionais, que para além de preservar o saber tradicional tem a mais-valia de o transmitir ao público mais jovem, que em muitos casos ainda nunca tinha ouvido falar e muito menos tinha assistido à prática dos jogos que noutros tempos ocupavam os períodos de lazer e de convívio das comunidades.

É ainda de sublinhar a importância do projeto para a valorização deste património imaterial, que faz parte da identidade local.

A par do Manual dos Jogos Tradicionais, a CIM-TTM desenvolveu uma coleção de nove jogos tradicionais contendo os materiais necessários à sua realização, um “produto” que quer motivar os jovens e as famílias a redescobrir os jogos tradicionais, jogando em conjunto pais e filhos e até avós, uma coleção que pretende ainda ser apresentada como produto turístico, incentivando os visitantes e turistas a conhecer um pouco mais da cultura, tradições e identidade locais, bem como a usufruir do contexto de natureza das terras de Trás-os-Montes, para a prática dos jogos tradicionais.

“Foi desenvolvia uma coleção de nove jogos tradicionais das Terras de Trás-os-Montes, sendo que no futuro perspetiva-se potenciar esta coleção como produto turístico que comunique as tradições do nosso território, mas que também complemente outros conteúdos turísticos já existentes”, explica o Primeiro Secretário da CIM-TTM.

A coleção é constituída por nove jogos: jogo da corrida de sacos, jogo da tração à corda, jogo de saltar à corda, jogo da raiola, jogo da malha, jogo do pião, jogo da macaca, jogo das 5 pedrinhas, jogo do lencinho.

É de salientar o importante papel da comunidade que participou ativamente em registo de atelier no desenvolvimento de novas interpretações dos jogos identificados, trabalho este desenvolvido com designers.

O manual pode ser consultado em: www.cim-tmm.pt

Tradição e modernidade trabalhada em ateliers com artesãos

No âmbito do programa “Cultura para Todos” realizaram-se nove oficinais, a que foi dado o nome “Estás a brincar!”, traduzidas no levantamento e na adaptação contemporânea e inovadora dos jogos tradicionais das Terras de Trás-os-Montes. Estes ateliers juntaram os artesãos com um designer de produto, que numa abordagem empírica, “redesenhou” os artigos usados nos jogos tradicionais, construindo um novo quadro conceptual dos jogos tradicionais, pretendendo criar maior facilidade no manuseamento e uma imagem mais atrativa.

Desta atividade surgiram as peças e demais materiais necessários aos modelos protótipos para produção de um kit constituído, por nove jogos, que deu origem à “Coleção de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes”.

De referir que aquando do levantamento de informação dos jogos tradicionais, foi efetuado um arquivo de memória das entrevistas efetuadas, como forma de preservação da essência deste património.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade