Informativo Digital do Nordeste Transmontano

CIM das Terras de Trás-os-Montes decidiu hoje medidas cautelares para conter o Coronavírus Covid-19

Até à presente data, não existirem casos confirmados nos concelhos da CIM das Terras de Trás-os-Montes, mas os nove Municípios que a integram decidiram, em reunião do Conselho Intermunicipal implementar um conjunto de medidas preventivas.

0 14.120

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A CIM das Terras de Trás-os-Montes decidiu, em reunião realizada hoje, um conjunto de medidas cautelares para conter a contaminação pelo Coronavírus Covid-19, transpostas para um comunicado que aqui se publica integralmente. Estas medidas são de aplicação geral nos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

Comunicado:
“Tendo em consideração a dinâmica da evolução epidemiológica do Coronavírus Covid-19 , no território nacional e das medidas decretadas pelo Direção-Geral de Saúde (DGS), em comunicado de 08.03.2020 e, pese embora, até à presente data, não existirem casos confirmados nos concelhos da CIM das Terras de Trás-os-Montes, os nove Municípios que a integram decidiram, em reunião do Conselho Intermunicipal implementar um conjunto de medidas preventivas, de que faz parte:

  • Cancelamento de Feiras (semanais, quinzenais, mensais e temáticas);
  • Cancelar as atividades em todos os equipamentos culturais, incluindo as projeções cinematográficas, e outras que sejam organizadas e promovidas pelo Município ou em parceria;
  • Suspender a utilização das piscinas municipais e dos restantes equipamentos desportivos municipais, estando apenas autorizados os treinos e competições oficiais para equipas e atletas federados. Nos treinos e nas competições não está autorizada a assistência de público.
  • Os Serviços Municipais, embora se mantenham abertos e em funcionamento, apenas deverão ser procurados em situações urgentes e inadiáveis, devendo ser privilegiar o contacto telefónico ou e-mail.
  • Recomenda-se às Freguesias e Uniões de Freguesias dos concelhos e ao movimento associativo do território, em geral, que evitem a organização de eventos ou iniciativas que envolvam ajuntamento de pessoas.
  • Estas medidas aplicam-se a todo o território da CIM das Terras de Trás-os-Montes, que integra os concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais, vigorando por tempo indeterminado.
  • A aplicação destas medidas será alvo de revisão à medida que as circunstâncias epidemiológicas evoluírem e em função das orientações emanadas pela DGS.

Neste momento sensível, de preocupação nacional, apela-se, a todos os cidadãos, que adotem um comportamento sereno e responsável, por forma a ser salvaguardada a saúde de todos.

Reforça-se o caráter proativo e preventivo destas medidas. Apesar de ciente dos constrangimentos que tal possa causar no dia a dia da comunidade, a CIM das Terras de Trás-os-Montes apela e compreensão e colaboração de todos, criando, assim as condições que contribuam para a segurança e bem-estar da população”.

Publicidade

Fonte desta notícia: Comunicado CIM Terras de Trás-os-Montes
Comentários
carregar...

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade