A Orquestra de Jazz do Douro é uma formação inspirada nas Big Bands do passado e tem com referência as grandes Orquestras de Jazz da atualidade.
Sempre com o foco de aperfeiçoar e evoluir, a ex-libris da ACROLATin (Associação Cultural e Recreativa da Orquestra Ligeira – A Transdouriense), desde 2006, tem contado com vários workshops & Masterclasses sobre Jazz e improvisação. Os estágios de formação sobre Jazz têm sido de trabalho intensivo para os seus músicos e tem contado com nomes de peso da música nacional e internacional como Laurent Filipe, Marco Sannini, José Menezes, Filipe Melo, Pedro Moreira, Gonçalo Marques e Paulo Gomes.

A composição da formação do Douro é de 21 músicos e maestro distribuídos por 4 naipes de instrumentos musicais: saxofones, trompetes, trombones, secção Rítmica (guitarra, bateria, percussão, baixo ou contrabaixo e piano) e vozes.
O reportório da Orquestra conta como estilo principal um reportório com origem no jazz e interpretações jazzísticas de músicas do mundo. Uma visão do passado no presente, a Orquestra de Jazz do Douro embeleza os ouvidos do público com o seu ritmo descontraído, quente e contagiante.
Publicidade