Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Chaves é hoje um dos destinos turísticos mais procurados

Renovação urbana fomenta crescimento turístico da cidade flaviense. As intervenções realizadas, com o apoio os FEEI- Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, contribuíram para o plano estratégico de desenvolvimento urbano e turístico da cidade.

165

Publicidade

Chaves afirma-se cada vez mais como um destino turístico de excelência, no contexto nacional e internacional, com um aumento exponencial do número de visitas, que se tem vindo a verificar ano após ano.

O município continua assim a promover o desenvolvimento de projetos que tenham em vista o aumento do valor turístico da cidade e que contribuam para o desenvolvimento da coesão económica e social do território do Alto Tâmega e Barroso.

As intervenções realizadas, com o apoio os FEEI- Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, contribuíram para o plano estratégico de desenvolvimento urbano e turístico da cidade, estimulando a atração de fluxos turísticos, que se revestem de grande significado para o crescimento económico da região.

O aumento das taxas de ocupação dos hotéis e restaurantes da cidade são também resultado da variedade de ofertas culturais, aliadas à paisagem, tradição, arte e enaltecimento de recursos endógenos.

A valorização da água, enquanto elemento central potenciador do turismo, reflete-se no número de aquistas das Termas, ultrapassando os nove mil no ano de 2022, destacando a qualidade dos tratamentos de promoção de saúde e bem-estar.

A criação e requalificação de espaços museológicos, garantem uma nova identidade aos achados arqueológicos, aumentando o potencial turístico de Chaves, como é o caso da Torre de Menagem, Museu da Região Flaviense e do Museu das Termas Romanas, o maior Balneário Termal Romano da Península Ibérica e mais importante complexo termal romano português, por onde passaram mais de 87 mil visitantes desde a data da sua abertura.

O aproveitamento do património histórico, cultural e natural da cidade mais uma vez é confirmado, com as cerca de 20 mil interações no Posto de Turismo de Chaves, um acréscimo de 15%, em relação a 2021.

Para promoção dos projetos e investimentos realizados com o apoio dos FEEI – Portugal 2020, a autarquia apresenta “Uma Nova Cidade para Todos”, ação financiada pelo Portugal 2020, através do POAT – Programa Operacional Assistência Técnica e da União Europeia.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade