Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Chaves apresenta-se como “Uma nova cidade para todos”

As ruas da cidade de Chaves são a porta de entrada para uma urbanização renovada.

144

Publicidade

A requalificação da cidade representa uma aposta do Município de Chaves, com o apoio dos FEEI – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, uma incomparável contribuição para a atratividade do concelho.

Mais de 14 Km de requalificação viária, transformam Chaves numa cidade mais sustentável e inclusiva. A revitalização de cerca de 15 milhões de euros do tecido urbano teve como objetivo a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes, a qualificação do espaço público, realçando a promoção dos modos suaves de mobilidade, através da criação de uma ciclovia e a reparação dos passeios existentes.

Destaca-se a reorganização do trânsito e elevação de passadeiras, de acordo com a altura dos passeios que também foram reparados, valorizando as pessoas e a sua segurança durante as deslocações. Foi reduzido o impacto negativo do tráfego automóvel nas principais vias urbanas, para assim melhorar a qualidade de vida da população, nomeadamente através de soluções integradas de desenho urbano inclusivo e de técnicas de acalmia do tráfego.

Foram implementadas soluções como o reforço da sinalização de trânsito, com vista na redução do comprimento dos atravessamentos pedonais, a melhoria da visibilidade dos próprios peões e dos mesmos para os condutores. As intervenções realizadas visaram promover o trânsito seguro e confortável para todos, de forma a reduzir o número e gravidade dos acidentes.

A nível ambiental, foram plantadas novas espécies de árvores, de forma a melhorar os locais a nível urbano e paisagístico, assim como, contribuir para a descarbonização e redução de ruído.

Com o objetivo de conferir melhores condições de conforto térmico aos utilizadores das vias e diminuir o CO2, a autarquia reforçou a arborização influenciando diretamente a qualidade de vida de todos os munícipes, que futuramente beneficiarão do acréscimo de perímetros de sombra e poluição.

Estas obras fazem parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Chaves beneficiando de um investimento cofinanciado (trabalhos relacionados com o incremento dos modos suaves – componente pedonal ciclável, por fundos comunitários da União Europeia, no âmbito do Programa Operacional Regional Norte 2014-2020 (Norte 2020), instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do norte de Portugal, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e integrado no acordo de parceria PORTUGAL2020.

Para promoção dos projetos e investimentos realizados com o apoio dos FEEI – Portugal 2020, a autarquia apresenta “Uma Nova Cidade para Todos”, ação financiada pelo Portugal 2020, através do POAT – Programa Operacional Assistência Técnica e da União Europeia.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade