Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Centro Interpretativo Minas de Argozelo acolhe “O Micromundo das Rochas e Minerais”

A Exposição temporária está patente até 31 de dezembro de 2021. Uma exposição que além de fomentar o interesse e admiração pelas rochas e minerais, dá a conhecer algumas metodologias usadas em geologia (observação ao microscópio petrográfico com luz transmitida e refletida de lâminas delgadas e polidas) para identificação dos minerais, minérios e rochas.

634
cartaz mundo selos2

As memórias das minas e do minério, guardadas e partilhadas no Centro Interpretativo das Minas de Argozelo, estão agora enriquecidas que a exposição temporária “O Micromundo das Rochas e dos Minerais”, que ali pode ser visitada até ao final deste ano.

Uma exposição que além de fomentar o interesse e admiração pelas rochas e minerais, dá a conhecer algumas metodologias usadas em geologia (observação ao microscópio petrográfico com luz transmitida e refletida de lâminas delgadas e polidas) para identificação dos minerais, minérios e rochas.

Em simultâneo, e com a mesma temática, também pode ser visitada a exposição “O Mundo dos Minerais em Selos”, concebida pelo Museu de Geologia da UTAD, a partir da coleção de selos do Prof. Doutor Frederico Sodré Borges, Professor Catedrático aposentado da Universidade do Porto.

São mais duas razões para fazer uma visita ao Centro Interpretativo da Minas de Argozelo, já por si de grande interesse, por toda a história que ali é preservada. Recordamos que este espaço nos conta como a exploração de volfrâmio, que durante os meados do séc. XX ocorreu de uma forma intensiva em Argozelo, foi importante para esta comunidade, como a partir desta atividade se desenvolveu quase toda a economia da terra.

Os artefactos industriais utilizados na exploração do minério e as memórias coletivas das pessoas mais idosas, estão ali vertidas, estórias e história, que marcaram a identidade da localidade.

Exposição Rochas

Publicidade

Fonte desta notícia: Centro Interpretativo das Minas de Argozelo

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade