Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Castanha volta a ser destaque em Alfândega da Fé

Através desta iniciativa o Município de Alfândega da Fé "reforça o seu compromisso de valorização do território e de promoção das suas potencialidades económicas, reconhecendo a importância da produção de castanha na economia das localidades situadas na Serra de Bornes".

928

Publicidade

No próximo dia 7 de novembro, a produção de castanha no concelho de Alfândega da Fé, vai ser o tema central do Seminário da Castanha, que se realiza em Sambade. A iniciativa, promovida pelo Município de Alfândega da Fé, em parceria com a Junta de Freguesia de Sambade, reúne técnicos e entidades especializadas no setor e produtores do concelho, num espaço de debate e partilha de experiências e conhecimento sobre o souto e a produção de castanha.

Através desta iniciativa o Município de Alfândega da Fé reforça “o seu compromisso de valorização do território e de promoção das suas potencialidades económicas, reconhecendo a importância da produção de castanha na economia das localidades situadas na Serra de Bornes“.

Nesta que é a sétima edição do seminário, estão em destaque temas como Nutrição e pós-colheita/preparação do ano seguinte; Gestão do setor da castanha no concelho (apoio aos produtores); Formação profissional no setor agrícola e Incentivos agrícolas para a instalação e modernização dos soutos (PDR 2020).

Haverá ainda espaço para debate e um momento para a entrega dos prémios do III Concurso da Castanha. Todos os participantes do Seminário receberão um castanheiro híbrido para plantação.

III Concurso da Castanha vai premiar variedades judia e longal

Em simultâneo com o Seminário da Castanha, vai acontecer a 3ª edição do Concurso da Castanha. Uma iniciativa destinada aos produtores do concelho de Alfândega da Fé que pretende premiar a melhor castanha do concelho, das variedades judia e longal.

Os produtores interessados em participar no concurso devem entregar as amostras de 5kg de castanha dessas variedades, no dia 7 de novembro, entre as 9h00 e as 12h30, na Casa do Povo de Sambade.

O objectivo deste concurso passa pela valorização e promoção deste produto tão importante na economia local, incentivando e melhorando a sua produção. Os três primeiros classificados em cada variedade vão receber castanheiros híbridos para plantação e um livro técnico.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Alfândega da Fé

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade