Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Caretos nas ruas! Arranca este sábado o Entrudo Chocalheiro e prolonga-se até terça-feira

A terça-feira de Carnaval é um dos momentos altos das celebrações, momento aproveitado para exorcizar os males e atrair as bênçãos dos deuses para as colheitas agrícolas. No apogeu das festividades reinará a Queima do Entrudo (a procissão começará às 17h15), um careto gigante a quem é pegado fogo, enquanto os Caretos de Podence saltam e gritam à sua volta.

375

Publicidade

Todos os anos é assim, por esta altura. Um mar de gente. Que parece crescer a cada vaga, com novos amigos. Em busca da torrente de cor e animação, mas também da identidade daquele que muitos consideram ser o Carnaval mais genuíno de Portugal. O Entrudo Chocalheiro de Podence, em Macedo de Cavaleiros, está aí à porta. Com os Caretos nas ruas, claro! Arranca este sábado (dia 10) e prolonga-se até terça-feira (dia 13). Com mais de 40 iniciativas em cartaz. Que também é um roteiro pelos cheiros e sabores da gastronomia do concelho.

O Desfile Noturno em Macedo de Cavaleiros (dia 10, às 21h30), o Pregão Casamenteiro (dia 12, às 21h30), a Noite da Máscara Mágica com Desfile Enigmático (dia 12, às 22h00) ou o Desfile de Marafonas (dia 13, às 16h00) são alguns dos momentos muito aguardados do programa do Entrudo Chocalheiro de 2024, que tem o seu clímax na Queima do Entrudo (dia 13, às 17h30), na Eira do Careto.

Podence é uma das aldeias do concelho que melhor reflete a autenticidade e a identidade das Terras de Cavaleiros, com um património histórico e sociocultural que a fez entrar há um ano na Rota das Aldeias de Portugal. O Entrudo Chocalheiro de Podence é uma porta para o nosso concelho, que lhe faculta uma crescente notoriedade – nacional e internacional – do ponto de vista turístico e lhe permite receber cada vez mais visitantes. Os quais se embrenham pelas ruas da aldeia à procura dos Murais evocativos das suas tradições, para chegar não só ao Museu, à Eira e ao Baloiço do Careto, mas também para conhecer a Paisagem Protegida do Azibo, o Geopark Terras de Cavaleiros e tantos outros pontos de interesse que espelham a riqueza natural e patrimonial de Macedo”, sublinha Rui Vilarinho, presidente em substituição da Câmara Municipal.

Caretos Podence 09
Caretos Podence

O programa arranca com uma caminhada pelo “Trilho do Entrudo Chocalheiro”, com início marcado da Casa do Careto, às 9h00 do dia inaugural. O Mercadinho Tradicional abre às 10h30 e a animação de rua segue-lhe os passos, uma hora depois, como que a preparar a dura prova do almoço regional pelas tabernas da localidade (24, preparadas para a ocasião). Às 15h00 é tempo para o Geo-cruzeiro em ritmo de passeio sobre as águas da Albufeira do Azibo, em embarcação ecológica. Pelo resto da tarde e noite, a animação é rainha: com os Facanitos à Solta (às 15h30), o Desfile Noturno (às 21h30) pelas ruas de Macedo e a Noite Chocalheira (às 23h00, em Podence e na cidade de Macedo).

Para os preocupados com a reposição de energia despendida, recorde-se que a autarquia macedense realiza, em simultâneo, mais uma edição do Festival Gastronómico do Grelo, onde participam cerca de duas dezenas de restaurantes do concelho.

A terça-feira de Carnaval é um dos momentos altos das celebrações, momento aproveitado para exorcizar os males e atrair as bênçãos dos deuses para as colheitas agrícolas. No apogeu das festividades reinará a Queima do Entrudo (a procissão começará às 17h15), um careto gigante a quem é pegado fogo, enquanto os Caretos de Podence saltam e gritam à sua volta.

Este ano, o evento acolhe dois momentos extra: a apresentação de uma série de três selos dedicados aos Caretos de Podence, numa iniciativa dos Correios de Portugal (dia 13, às 16h00); e o lançamento de um vinho, de edição limitada (13.333 garrafas), com o nome “Caretos de Podence”, a ser lançado no primeiro dia do Entrudo Chocalheiro e para vender nos subsequentes dias de folia.

Publicidade