Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Caretos de Podence voam para o Dubai e promovem tradição macedense na Expo 2020

Grupo irá atuar no Pavilhão de Portugal em mais uma ação de promoção da tradição Património da UNESCO

179

Publicidade

Os Caretos de Podence vão atuar já no próximo sábado, dia 12 de março, no Pavilhão de Portugal da Expo Dubai 2020. A iniciativa, integrada na representação portuguesa da mais importante feira internacional, “é o palco certo para promover além-fronteiras uma tradição tão única e tão característica, cuja autenticidade foi em dezembro de 2019 reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Benjamim Rodrigues salienta que “esta é uma excelente oportunidade de promoção do Entrudo Chocalheiro, dos Caretos de Podence e do nosso território num importante mercado turístico e que pode abrir portas à atração de novos turistas para o nosso concelho”. “Estamos a falar de um evento de cariz global, por onde têm passado milhões de visitantes que, com esta animada e colorida presença, podem descobrir aqui novos territórios para visitar”, frisa o autarca.

A comitiva macedense partiu para o Dubai na madrugada desta quinta-feira e na bagagem vai o enorme desejo de levar o nome de Podence e de Macedo de Cavaleiros, mais uma vez, além-fronteiras. “O sucesso da tradição do Entrudo Chocalheiro é já uma garantia e sinal disso mesmo é o facto de este ano, depois de dois anos de pandemia, termos recebido cerca de 50 mil visitantes numa pequena aldeia, com cerca de 200 habitantes e que, ao longo de quatro dias, se transformou por completo, para receber visitantes não só de todo o País, mas também da vizinha Espanha e dos Estados Unidos, por exemplo”, garante Benjamim Rodrigues.

Caretos de Podence_02
Careto de Podence

Esta será também uma oportunidade para reforçar o desejo de conseguir trazer para o território macedense, no final da exposição mundial, o Pavilhão de Portugal. “Tanto o Governo anterior como o senhor Presidente da República mostraram já alguma abertura para concretizar este nosso sonho”, defende Benjamim Rodrigues, salientando que “receber em Podence esta importante obra da engenharia e arquitetura nacional seria muito importante para valorizar um território demograficamente deprimido e que precisa de novos polos de atração, que ajudem a combater a sazonalidade com que nos deparamos”, com uma procura muito elevada nos meses de verão, graças à Albufeira do Azibo, e nos meses de janeiro a março, com a Feira da Caça e do Turismo e o Entrudo Chocalheiro.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Macedo de Cavaleiros

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade