Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Câmara de Carrazeda de Ansiães oferece produtos locais a famílias do concelho

325

Publicidade

Apoiar a economia local e, ao mesmo tempo dar um “mimo” às famílias, em tempos tão desafiadores, este é o propósito da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães que, por estes dias, com o apoio das juntas de freguesia, está a distribuir caixas de “Boas Festas” por todos os agregados residentes no concelho.

A ideia nasceu em 2020, em plena pandemia, numa altura de algum desânimo e muita incerteza. Um ano passou e, ainda que as consequências da pandemia na Saúde Pública estejam mais leves, o contexto persiste.

“Entendemos que devíamos repetir o agrado, foi uma iniciativa bem recebida, carregada de simbolismo, conseguimos distribuir um pouco de alegria e também dar algum apoio aos produtores locais”, explica o presidente do Municipio, João Gonçalves.

A ideia fez eco, dentro e fora do concelho, vista com um forte sinal de incentivo à economia local. “Todos os produtos da caixa de Boas Festas são produtos da nossa terra, aqui produzidos e transformados. Queremos também dar o exemplo e servir, de alguma forma, de inspiração para que neste período de troca de presentes, os carrazedenses possam optar por produtos locais”, argumenta.

A distribuição começou neste fim-de-semana, nos dias 11 e 12 de dezembro, e continua no próximo fim-de-semana, nos dias 18 e 19 de dezembro.

As cerca de 2700 caixas de Boas Festas representam investimento na ordem dos 30 mil euros e são adquiridas pelo município. A distribuição é feita em colaboração com cada uma das juntas de freguesia do concelho.

Esta medida beneficia toda a comunidade, mas, em especial, as padarias, pastelarias e os produtores locais que tiveram quebras significativas de vendas resultantes dos constrangimentos provocados pela pandemia.

Sorteio de 3 Cabazes de Natal pelos consumidores no comércio local

Face à situação de pandemia que ainda condiciona a atividade comercial, a Câmara Municipal a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães decidiu ainda incentivar as compras no comércio local, organizando um sorteio de 3 Cabazes de Natal, com produtos, adquiridos localmente, no valor de 250 euros cada. Assim, todos os consumidores que entre os dias 10 e 31 de dezembro façam as suas compras nos estabelecimentos comerciais do concelho, habilitam-se ao sorteio, que acontece no dia 6 de janeiro de 2022, Dia de Reis.

De acordo com o regulamento, por cada 15 euros de compras, o consumidor tem direito a um cupão para participar, podendo acumular até o máximo de 20 cupões diários.

O consumidor, ao fazer as suas compras, deve pedir fatura com nome e número de contribuinte, e é com estas faturas, verificadas e validadas por um técnico municipal, que lhe são atribuídos os respetivos cupões, que o próprio consumidor coloca na tombola do sorteio, colocada na Loja Interativa de Turismo.

Para além do prémio, que é apelativo, sentimos que a iniciativa chama a atenção para a necessidade de apoiar o comércio local, fundamental para a estabilidade económica do concelho, para a manutenção e criação de novos postos de trabalho”, argumenta o autarca, João Gonçalves.

A quadra festiva que atravessamos, com a reunião das famílias, com a tradicional troca de prendas, é propícia ao aumento das trocas comerciais. O município acredita que o sorteio do Cabaz de Natal pode ser um estímulo para que os residentes em Carrazeda de Ansiães façam as suas compras na sua terra.

Para além do apoio à economia local há a questão da proximidade, da qualidade, da confiança, a amizade, atributos que encontramos no comércio local”, refere.

João Gonçalves espera que a população perceba a importância deste pequeno ato, que nas suas atitudes diárias compre mais no comércio local, fundamental para a vida económica e estabilidade social do município.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Carrazeda de Ansiães