Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Câmara de Carrazeda de Ansiães lança mais um número da Revista Memória Rural

Esta revista é uma publicação de periodicidade anual, editada pelo Museu da Memória Rural, congregando estudos locais e regionais. Possui como principais objetivos a abordagem de temas associados à cultura, ao património material e imaterial e à memória histórica da região.

821

Publicidade

A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães apresenta no próximo dia 7 de janeiro, às 15:30, no Museu da Memória Rural, em Vilarinho da Castanheira, o número 5 da Revista Memória Rural (RMR). A edição que vai ser apresentada diz respeito ao ano de 2022 e integra um conjunto de artigos cujas temáticas estão centradas em assuntos de investigação histórica e do património cultural do concelho de Carrazeda de Ansiães e da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A apresentação está a cargo da Diretora do Museu D. Diogo de Sousa e Museu dos Biscainhos, Alexandra Lima, contando este ano com a presença da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro.

revista5
Revista Memória Rural nº 5 (Ano de 2022)

Coordenada por António Luis Pereira, arqueólogo da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), a publicação correspondente ao ano de 2022 é composta por 292 páginas e apresenta artigos da autoria de António Luis Pereira, Nelson Tito Almeida Domingos, Cristiano Júlio Moreira de Sousa, Rodolfo Manaia, Isabel Alexandra Resende Justo Lopes, Fernando Figueiredo, Susana Maria Vasconcelos Mesquita, Ana Sampaio Monteiro, Joaquim Grácio, Carlos Seixas, Arnaldo Duarte da Silva, Ernesto Albino Vaz e Artur Oliveira.

Esta revista é uma publicação de periodicidade anual, editada pelo Museu da Memória Rural, congregando estudos locais e regionais. Possui como principais objetivos a abordagem de temas associados à cultura, ao património material e imaterial e à memória histórica da região, estando aberta a todos os colaboradores que desenvolvam a sua atividade de investigação ou de divulgação neste território e nestes domínios do saber.

É num contexto genérico de valorização do património cultural e da identidade local e regional que esta publicação surge, assumindo-se com o intuito de fortalecer o processo de comunicação do projeto museológico do Museu da Memória Rural, tentando dar-lhe visibilidade e dinâmica regional e nacional.

A publicação é também disponibilizada digitalmente, em formato PDF, a partir de um software orientado à difusão da informação científica (OJS), estando já integrada no sistema nacional de ciência através do Portal RCAAP, um portal de pesquisa nacional de informação científica em acesso aberto. O portal RCAAP tem como objetivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior e outras organizações que desenvolvam atividades de investigação. A integração da Revista Memória Rural nesta plataforma permitiu uma mais fácil difusão dos trabalhos aqui publicados, avançando desse modo para outros níveis de partilha como, por exemplo, os portais B-OnGoogle ScholarOpenAIRE ou Ciência Vitae, entre outros.

A RMR integra ainda o repositório Europeu de “Open Science”, com localização no Zenodo, repositório da infraestrutura OpenAIRE, onde poderão ser pesquisados e encontrados todos os artigos produzidos no âmbito desta publicação destinada a tratar temáticas do património cultural e da cultura  do concelho de Carrazeda de Ansiães e de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Todos os números da Revista Memória Rural na versão impressa são distribuídos gratuitamente às bibliotecas municipais dos distritos de Bragança e Vila Real, bem como às instituições de Ensino Superior da região e a todas as outras do país que lecionam temáticas relacionadas com as Ciências Sociais e Humanidades.

O volume referente ao ano de 2022 (número 5), estará à venda partir do site do museu, da Biblioteca Municipal de Carrazeda de Ansiães e nas lojas das estruturas museológicas deste concelho duriense.

No final da apresentação da revista será assinada a Carta de Compromisso da Adesão de Vilarinho da Castanheira à Rede de Aldeias de Portugal.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Carrazeda de Ansiães

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade