Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

BUPi de Valpaços realiza sessões de esclarecimento em todas as freguesias

Os técnicos do Balcão Único do Prédio (BUPi) de Valpaços vão realizar sessões de esclarecimento sobre a importância de fazer a georreferenciação e posterior registo das propriedades na Conservatória. Um balcão móvel vai-se deslocar pelas mesmas freguesias para facilitar o acesso ao serviço.

466

Publicidade

Até ao final do ano a Câmara Municipal de Valpaços vai realizar sessões de esclarecimento em todas as freguesias do concelho, para que os proprietários possam perceber a importância e esclarecer todas as dúvidas, sobre o processo de identificação das respetivas propriedades.

O BUPi – Balcão Único do Prédio – é um serviço dedicado à georreferenciação das propriedades, isto é, à definição dos limites das propriedades no mapa, feito digitalmente, com enorme precisão, que evita erros futuros, e que é obrigatório para efetuar o processo de registo na Conservatória.

É importante perceber que o registo dos terrenos nas Finanças não é suficiente para comprovar o título de propriedade, é necessário fazer o registo na Conservatória.

Por agora, tanto os serviços do BUPi como da Conservatória são totalmente gratuitos, por essa razão todos devem aproveitar e registar as suas propriedades.

Quem dominar as Novas Tecnologias de Informação pode fazê-lo diretamente na plataforma bupi.gov.pt, e quem entender que precisa de ajuda deve dirigir-se ao Balcão Único do Prédio, em Valpaços, ou aproveitar o Balcão Móvel que vai circular pelas sedes da Junta de Freguesia.

As sessões de esclarecimento começam já no dia 7 de outubro, às 18h00 na sede da Junta de Freguesia de Água Revés, e às 19h00 na sede da Junta de Freguesia de Santa Maria de Émeres. Na semana seguinte, isto é, de 10 a 14 de outubro, os técnicos habilitados do BUPi de Valpaços deslocam-se a essas mesmas freguesias, disponibilizando-se para fazer atendimento entre as 9h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30.

A metodologia adotada será sempre a mesma, na semana imediatamente a seguir às sessões de esclarecimento em cada uma das freguesias, o balcão móvel de atendimento desloca-se durante uma semana para a respetiva localidade.

Porque deve registar as suas propriedades?

    • Para garantir os seus direitos de propriedade. Insistimos, a inscrição dos terrenos nas finanças não é suficiente para garantir a proteção dos seus direitos de propriedade;
    • Porque o registo na Conservatória é obrigatório quando se pretende comprar ou vender um terreno, fazer uma troca ou doação;
    • Para ajudar na gestão do território rural português, contribuindo para a prevenção de incêndios no nosso país;
    • Porque pode fazê-lo de forma gratuita, se apresentar a representação gráfica georreferenciada obtida através do BUPi, até janeiro de 2025.

Quais as vantagens de recorrer ao Balcão Único do Prédio?

  • PRECISÃO NO RESULTADO
    O técnico está disponível para o ajudar a identificar a propriedade no mapa e garantir a precisão na georreferenciação;
  • OTIMIZAÇÃO DE TEMPO
    Os técnicos que trabalham no BUPi estão habilitados e conseguem mais fácil e rapidamente fazer o mapeamento dos terrenos;
  • SIMPLICIDADE NO PROCESSO
    Os técnicos habilitados possuem formação para efetuar o processo de georreferenciação de forma rápida e eficiente.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade