Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Bragança, Terra Natal e de Sonhos 2023: a mais participada de sempre

Bragança, Terra Natal e de Sonhos, um dos eventos que mais tem contribuído para a dinamização do turismo e da economia da região, terminou a 7 de janeiro com um balanço fracamente positivo.

130

Publicidade

De 1 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024, mais de 130 mil pessoas passaram pela Praça Camões e Praça da Sé, onde decorreu a maior parte das atividades da iniciativa que, na nona edição, teve como principal protagonista a Rampa de Gelo que, em conjunto com a Pista de Gelo, atraiu 45 972 pessoas. Mais 15 445 do que o ano anterior (que tinha sido, até então, a melhor edição), o que representa um aumento de cerca de 50,5 por cento face ao total de patinadores do ano anterior.

Bragança, Terra Natal e de Sonhos fez as delícias de miúdos e graúdos com os mais diversos atrativos na Praça Camões, como a Casa do Pai Natal, o comboio, o carrossel, a mini-roda e o baloiço.

A solidariedade também fez parte da programação, com iniciativas como o “Trail Urbano Solidário”, a “CãoMinhada Solidária” e o “Desfile Solidário de Carros Clássicos”.

Houve, ainda, espaço para as “Bancas de Natal”, com venda de produtos e artesanato regionais, em plena Praça da Sé, e “Presépios ao Vivo”, interpretados por utentes APADI, bem como a “Chegada dos Reis Magos”, dinamizada por utentes da APADI, ASCUDT, CEE e Academia dos Santos Mártires.

Destaque, igualmente, para as sessões de “Contos de Natal”, “Música para bebés”, “Natal com Arte”, “Peças de Teatro” e “Oficinas Criativas”.

A música animou os dias de Bragança, Terra Natal e de Sonhos, com a realização de “Concertos de Natal”, atuações das Bandas de Música de Pinela, Izeda e da Banda Filarmónica de Bragança, bem como do Conservatório de Música e Dança de Bragança (BriChoirT, Orquestra Suzuki e Famílias em Coro) e do Coral Brigantino e Coral Brigantino Infantojuvenil e Infantil.

Números da 9.ª edição de Bragança, Terra Natal e de Sonhos:

– Mais de 130 mil pessoas visitaram Bragança, Terra Natal e de Sonhos;
– 45 972 pessoas na Rampa e na Pista de Gelo. (Mais 15 445 do que o ano anterior, o que representa um aumento de cerca de 50,5% face ao ano anterior);
– Crescimento de 40% relativamente aos atendimentos de turistas espanhóis no Posto de Turismo, durante o mês de dezembro (comparando com igual período de 2022);
– No mês de dezembro, entraram 1 210 turistas no Posto de Turismo, dos quais 75% oriundos de Espanha.

Publicidade

Fonte desta notícia: Município de Bragança