Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Bragança atribui 20 Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior

Nos últimos 5 anos letivos, o Município de Bragança atribuiu um valor acumulado de 118.020,00€, tendo sido concedidas 190 bolsas de estudo a alunos de Bragança que frequentam o Ensino Superior

220

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Publicidade

O Município de Bragança assinalou, esta sexta-feira, 5 de fevereiro, a celebração de mais vinte contratos para atribuição de Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior. Trata-se da segunda fase de atribuição deste apoio municipal, que, para o ano letivo 2020/2021, atribuiu, no total, 36 bolsas, de entre as 50 candidaturas propostas, num valor global de 24.750 euros.

O Município procura, através deste apoio, promover o desenvolvimento das igualdades de oportunidades, minimizando as diferenças socioeconómicas e possibilitando a prossecução dos estudos ao nível superior pelos alunos mais carenciados. Algo que, face à situação de crise (e não apenas económica) que a pandemia causou, ganha ainda mais significado”, refere Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, que sublinha “a importância deste apoio junto de famílias que, no dia a dia, tanto lutam e fazem pelo futuro e pela educação dos seus filhos”.

Dado que a atribuição deste apoio municipal depende diretamente dos resultados das bolsas da DGES (Direção Geral do Ensino Superior), o Município, por forma a garantir a máxima celeridade no processo, procedeu a atribuição deste apoio de forma faseada. Assim, e já depois de conhecidos os resultados da DGES, esta segunda fase de atribuição de Bolsas contemplou um total de vinte novos contratos, num investimento de 12.600,00 euros, de acordo com o deliberado em Reunião de Câmara de 25 de janeiro. Recorde-se que as bolsas relativas à primeira fase foram atribuídas a 23 de dezembro de 2020, num total de 16 contratos e um valor de 12.150,00 euros. Desta forma, num plano geral, foram recebidas 50 candidaturas, das quais deliberadas 36 bolsas e investidos 24.750,00 euros, relativos ao ano letivo em vigor.

Nos últimos 5 anos letivos o Município de Bragança atribuiu um valor acumulado de 118.020,00€, tendo sido concedidas 190 bolsas de estudo a alunos de Bragança que frequentam o ensino superior, quer nesta cidade, quer noutras instituições de ensino superior do país.

Para o presente ano letivo, o prazo regulamentado de apresentação de candidaturas às Bolsas de Estudo foi alargado por decisão do Executivo Municipal, atendendo, então, ao atraso das listas de colocação do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, devido à pandemia Covid-19. Sendo que o cálculo do valor da bolsa do Município de Bragança depende do valor da bolsa atribuída pela DGES, além do alargamento do prazo de candidaturas, a atribuição de bolsas em diferentes fases possibilita, a todos, igualdade de oportunidades para concorrer a estes apoios do Município Resumo da atribuição de Bolsas de Estudo a Alunos.

Publicidade

Fonte desta notícia: Nota de Imprensa Município de Bragança

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade