Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Benjamim Rodrigues diz que se recandidata para concluir projetos fulcrais para o concelho

Candidatura “Macedo Acima de Tudo” por um concelho mais próspero, mais rico e onde vale a pena viver.

372

Publicidade

O atual presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, apresentou este domingo, 1 de agosto, a sua recandidatura à presidência do município macedense, liderando uma equipa que nos últimos quatro anos deu provas de ser “séria, honesta, dedicada e com muita competência”. “Uma equipa que não desistiu, não virou as costas à adversidade e trabalhou sempre em prol de Macedo e da resolução dos problemas que mais afetam os macedenses”, justificou o candidato socialista.

Sob o slogan “Macedo Acima de Tudo”, Benjamim Rodrigues lidera “uma equipa de trabalho que vai dar continuidade a um projeto que tornou Macedo de Cavaleiros um concelho mais próspero, mais rico e onde vale a pena viver”. Na segunda-feira, 2 de agosto, foram entregues no Tribunal de Macedo de Cavaleiros, as assinaturas necessárias à formalização das candidaturas dos mais de 600 macedenses que integram as listas do PS às autárquicas de 26 de setembro.

No Parque de Exposições de Macedo de Cavaleiros, perante cerca de meio milhar de apoiantes que nem a chuva que começou a cair desmobilizou ou arrefeceu o entusiasmo, Benjamim Rodrigues começou por fazer uma retrospetiva do mandato que agora termina, onde a prioridade foi o pagamento das dívidas do município, sobretudo junto das micro, pequenas e médias empresas do concelho.

Muitas empresas do concelho estavam numa situação difícil devido a estas dívidas e nós assumimos o seu pagamento integral e conseguimos apagar essa imagem que estava colada à autarquia de má pagadora, devolvendo a confiança aos nossos fornecedores”, revelou. Um mandato marcado ainda por uma política de proximidade, “procurando ouvir os munícipes e na medida do possível resolver os seus problemas”. “Não estamos nos gabinetes, vamos ao encontro das pessoas, das famílias, das empresas, procurando sempre fazer mais e melhor”.

A apresentação da candidatura “Macedo Acima de Tudo” contou com a presença da secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes, do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira e do deputado socialista à Assembleia da República Jorge Gomes.

Berta Nunes destacou Benjamim Rodrigues como uma personalidade “altruísta, amiga do seu amigo e construtora de pontes”. A governante recordou ainda o percurso autárquico de Benjamim Rodrigues, “que foi presidente de Junta pela sua freguesia de Talhas e deputado na Assembleia Municipal, revelando um homem de causas, verdadeiramente empenhado em ajudar as pessoas e que nunca deixou ninguém ficar mal”.

Para Sobrinho Teixeira salientou por seu turno que “Benjamim Rodrigues reúne as três principais características que distinguem um bom líder, o amor, a paixão e a entrega”. “O Benjamim ama o que faz, tem paixão pela sua terra e é inegável a sua entrega às gentes de Macedo, a que se junta uma capacidade de estratégia e discernimento para concretizar essa sua visão do que entende ser o melhor para o seu concelho”.

O deputado socialista Jorge Gomes recordou por seu turno o brilhante percurso de Benjamim Rodrigues como médico ortopedista, para concluir que só alguém com um enorme sentido de causa pública aceitaria assumir a presidência de uma autarquia. “Benjamim Rodrigues não se serve da política, mas está na política para servir e porque acredita que pode contribuir para tornar Macedo de Cavaleiros um concelho melhor. Ao longo dos últimos quatro anos provou que tinha razão. Macedo está atualmente na moda e no foco da atenção mediática e isso deve-se essencialmente ao trabalho do Benjamim e da sua equipa”, defendeu.

Benjamim Rodrigues agradeceu as palavras dos históricos socialistas e reforçou a tónica recordando o trabalho desenvolvido no concelho como um todo, com investimentos em inúmeros projetos por todas as freguesias do concelho que superam os 21 milhões de euros.

Investimos em todas as aldeias do concelho. Nos arruamentos, nas estradas ou na melhoria das infraestruturas públicas”, recorda. Um trabalho conjunto com os presidentes de junta e de uniões de freguesia ao longo destes quatro anos “sem discriminar nenhuma aldeia em função da cor política ou da simpatia partidária”. “A nossa preocupação são as pessoas e o desenvolvimento do nosso território. As escolhas em função da cor do cartão partidário deixamos para os políticos profissionais, pois não é essa a nossa ambição”.

Para os próximos quatro anos um dos principais objetivos será a conclusão de alguns dos projetos mais emblemáticos como a construção do Parque Urbano, a requalificação do Mercado Municipal ou o novo Interface Rodoviário”, nomeando “o rigor, o progresso e a modernidade como os pilares da atual candidatura”, salientou o cabeça de lista de “Macedo Acima de Tudo”.

Benjamim Rodrigues recordou que “algumas destas empreitadas estavam há décadas em fase de projeto, sem qualquer tipo de previsão de arrancarem no terreno ou sem sequer terem comprado os terrenos necessários para executar esses projetos”. “Uns prometeram, nós colocamos a obra no terreno e isso é inegável. Em toda a cidade se veem gruas. E não são apenas as obras da autarquia”, afirma o candidato do Partido Socialista. O dinamismo do concelho, garante, está também patente nas “obras lançadas por muitos particulares e empresas que já perceberam o dinamismo que está a tomar conta do concelho e decidiram aqui apostar para investir”.

Apostas que vão desde unidades hoteleiras e alojamento local, a nova habitação e mais comércio. “Sente-se o pulsar da cidade depois de uma década de adormecimento, de marasmo, de ver fugir projetos, investimentos e negócios para concelhos vizinhos pela simples razão de que aqui, em Macedo, não eram devidamente acarinhados”.

O atual presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros sustentou que “Macedo é hoje uma referência graças a uma aposta sustentada na promoção do território recorrendo aos que mais e melhor nos podem ajudar”. “Valorizamos sempre os empresários do nosso concelho, mas não viramos costas aos que, fora de Macedo, nos podem aportar o conhecimento e a capacidade de influência para levar o nome de Macedo de Cavaleiros mais longe”, acrescentou.

“Macedo Acima de Tudo” foi o mote escolhido para as Autárquicas’21 e tem uma razão simples de ser: “Colocamos Macedo acima de tudo, de qualquer interesse ou motivação política e pessoal”. “Macedo é a cidade e as aldeias. É o rural e o urbano. A produção agropecuária e as empresas e serviços, os produtos endógenos que são uma referência, diria quase são quase perfeitos”, explica Benjamim Rodrigues, que acrescenta ainda que Macedo “é um território por inteiro onde se cruzam Cultura, Desporto, Tradição, Património e Empreendedorismo”.

E as pessoas, claro. Os macedenses que dia após dia dão o melhor de si para fazer deste um território próspero e atrativo”, diz ainda o candidato. Benjamim Rodrigues lembra que “as pessoas merecem todo o nosso apoio, merecem ser acarinhadas por toda a sua resiliência, pelo acreditar que vale a pena viver aqui, no Interior muitas vezes esquecido pelo Poder Central”. Também por isso, frisa, “é importante que continuemos a desenvolver uma política de proximidade com as pessoas e as empresas, colocando no terreno políticas de incentivo à atração de novos investimentos, mais inovadores, capazes de gerar emprego e atrair mais empresas para o nosso município”. “Mesmo quando a oposição, não se percebe porquê, chumba projetos como o de expansão da Zona Industrial, que são vitais para o crescimento e desenvolvimento do concelho”, diz.

Se nos perdermos em disputas político-partidárias, se governarmos em função dessas tricas e intrigas, rapidamente vamos perder o foco e contribuir ativamente para que se instale a desmotivação nas pessoas e nos investidores”, admite.

Benjamim Rodrigues deixou ainda um agradecimento a todos os mandatários e candidatos às Freguesias, Assembleia Municipal e Executivo e todos os que nos bastidores apoiam as listas de “Macedo Acima de Tudo”.

Um agradecimento sentido e sincero pela sua integridade, humanismo, dedicação à causa pública e capacidade de trabalho”, referiu, manifestando-se convicto de que será uma lista que vai merecer a confiança dos macedenses para um novo mandato. “É uma equipa que vai à luta, que acredita na política com valores e com bom nível e que certamente irá merecer a confiança de todos os macedenses para os próximos quatro anos”.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade