Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Aviões dançaram e brilharam no céu de Bragança

Careto AirShow: na assistência milhares de pessoas “arrebatadas” com a beleza do espetáculo acrobático.

211

Publicidade

Milhares de pessoas mobilizaram-se para assistir ao Careto AirShow, que aconteceu no dia 2 de julho, o festival acrobático promovido pelo Aero Clube de Bragança (ACB), que junta a cultura e tradição locais com um arrojado espetáculo acrobático.

De olhos postos no céu a assistência foi arrebatada diversas vezes pela habilidade dos pilotos acrobáticos, que rasgaram as nuvens e se exibiram com manobras que arrancaram suspiros de pasmo, aplaudidas com enorme entusiasmo.

Uma onda de exaltação que contagiou e motivou os pilotos, em cada performance.

Ramón Alonso, com título de Campeão do Mundo, “dançou” com o avião com 450 cavalos, deixando em delírio a assistência.

Arrojado como sempre, Luís Garção, ao comando do PITTS S2B, deixou sem fôlegos a plateia assim como o jovem José Luís, que fez a sua primeira exibição num festival aéreo ao comando de um PITTS S2A.

Nas acrobacias destaque ainda para Ricardo Tavares, que operava um ACROSPORT, e Jorge Cardoso, com um IAK 52, um piloto profissional, que se dedica à acrobacia há apenas dois anos, um transmontano, natural de Miranda do Douro que já garantiu que será presença assídua nos eventos futuros do ACB.

Nas performances Olias Sanchez e Olias Arce, ambos espanhóis assim como a Patrulha Fantasma (José Figueiredo e Carlos Costa), exibiram técnicas de coordenação e sincronização absolutamente fantásticas.

E tudo isto realizado debaixo de um apertado protoloco de segurança que garantiu um evento sem imprevistos ou sustos, realizado debaixo da supervisão atenta da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A estrela do careto AirShow, pela sua imponência, é o ANTONOV, um mítico avião fabricado a partir dos anos 80, com múltiplos fins, mas especialmente desenhado para transporte de cargas pesadas.

Com duas exibições distintas, os paraquedistas, vestidos de Caretos, fizeram um fantástico Show, lançando-se de salto sobre a multidão e poisando exatamente, no lugar definido, a poucos metros da curiosa assistência.

Multidão encheu aeródromo de Bragança para assistir aos espetáculos

Milhares de pessoas passaram pelo aeródromo de Bragança no dia 2 de julho. Com entrada livre não é foi possível aferir quantas pessoas exatamente passaram pelo recinto, mas, a olho nu, era visível a surpreendente adesão. O evento tinha dois consideráveis parques de estacionamento de apoio que abarrotaram, formando-se filas de quilómetros, quer nos carros estacionados nas bermas da estrada, quer dos carros que ainda tentavam aceder ao aeródromo.

O ar de satisfação dos presentes era visível nas suas expressões, a maioria de telemóvel virado para o céu para registar os momentos surpreendentes a que assistiam.

Os caretos, gaiteiros e grupos de bombos, garantiram animação permanente no recinto, assim como a equipa da Rádio Brigantia, que fez transmissão em direto e ajudou os presentes, com entrevistas e comentários, a perceber exatamente o que o publico estava a observar nos espetáculos acrobáticos.

O já tradicional passeio de automóveis clássicos, com a organização da Nordeste Clássicos, também deu um enorme contributo para o sucesso deste evento. Com cerca de 160 clássicos a participar que ficaram toda a tarde em exibição no recinto do evento.

Foram realizados 45 batismos de voo solidários para o apoio anual à ASMAB e oferecidos 100 batismos de voo, em parceria com a SEVENAIR, a pessoas que nunca tinham voado e não teriam condições para o fazer. Nalgumas víamos lagrimas e alegria da experiência.

Por fim, e não menos importante, a Festa dos anos oitenta “Oitentamente”, reuniu centenas de pessoas contagiadas pela alegria que caracterizou esta grande festa da comunidade aeronáutica e de toda a comunidade transmontana, que é o Careto AirShow.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade