Associação Vale d’Ouro assinala 15 anos em gala na Régua
Instituição foi fundada em 2008 e comemora este ano o seu décimo quinto aniversário no Audir, no Peso da Régua
Publicidade
A Associação Vale d’Ouro assinala o seu décimo quinto aniversário com uma gala que reunirá todas as entidades e personalidades que, nos últimos anos, têm contribuído para a história da instituição, e se realiza no próximo dia 4 de novembro de 2023 às 21h30 no Audir – Auditório Municipal do Peso da Régua.
Fundada em 2008, a Associação Vale d’Ouro tem diversificado a sua atividade ao longo dos últimos 15 anos em várias áreas. Com uma forte aposta na dinamização cultural dos territórios através do teatro não profissional, onde se destaca a Mostra de Teatro do Douro, mais recentemente é o desporto que também se introduz no leque de atividades regulares da associação. Depois de ter criado uma equipa de futsal sénior para competição não federada e uma “escolinha” informal para fomentar a prática de desporto no concelho de Alijó, desde setembro que integra o quadro de competições oficiais da Associação de Futebol de Vila Real, filiada da Federação Portuguesa de Futebol.
Contudo, tem sido a sua participação cívica, com foco na ferrovia, que tem notabilizado a instituição a nível regional e nacional. A proposta de uma nova linha de alta velocidade entre Porto e Madrid, via Trás-os-Montes e Castilla y Léon foi, de acordo com especialistas no setor, “a pedrada no charco” durante a discussão do Plano Nacional Ferroviário. Além da autoria deste projeto, a Associação Vale d’Ouro é uma das vozes resistentes na defesa da reabertura da Linha do Douro entre Pocinho e Salamanca.
Pelo caminho destes 15 anos somam-se um conjunto de outras atividades que têm conferido à instituição um relevante papel na esfera regional, onde se destaca o “Encontro de Associações”, a “Academia de Artes Douro e Tâmega” ou a produção para rádio de programas como “Para Cá dos Montes”.
O Presidente da Direção, Luís Almeida, não esconde a alegria por chegar a este momento com praticamente todos os objetivos estratégicos delineados em 2008: “fizemos praticamente tudo a que nos propusemos, com altos e baixos como em qualquer organização de qualquer natureza e, pelo caminho, percebemos que haveria tantas outras coisas em que poderíamos ser úteis e fizemo-lo”. Move-o uma paixão pelo Douro… e pelos comboios que trouxe para a associação: “se tínhamos os recursos para dar à região uma boa proposta para a discussão de um plano que vai moldar o país nas próximas décadas, era nossa obrigação moral colocar o nosso conhecimento à disposição do Douro e de Trás-os-Montes”. Sobre o futuro deixa no ar algumas ideias: “temos um plano estratégico que fizemos aprovar o ano passado depois das eleições e que está em ritmo acelerado de concretização, continuamos a diversificar a nossa atuação, mas o grande desafio será encontrar sustentabilidade e recursos humanos para dar continuidade ao projeto nos próximos anos”.
A Gala do próximo sábado atribuirá distinções a diversas entidades e personalidades que marcam a vida da associação, mas também menções honrosas aos parceiros que permitem a concretização de muitas das atividades. Além das distinções, a Gala contará com momentos musicais e uma pitada de teatro e magia terminando com um brinde e o necessário bolo de aniversário. O Auditório Municipal da Régua (Audir) foi o local escolhido para o evento.
A entrada na Gala está sujeita a convite que pode ser solicitado na página da Associação Vale d’Ouro, sendo dada prioridade aos associados e considerada a ordem de entrada do pedido.
Publicidade