Informativo Digital de Trás-os-Montes e Alto Douro

Apresentado Modelo de Cogestão do Parque Natural de Montesinho

“As Pessoas pertencem ao Parque. O Parque pertence às Pessoas”. É com este objetivo que está a ser trabalhado o modelo de Cogestão do Parque Natural de Montesinho (PNM), apresentado publicamente no dia 22 de abril, no Auditório Paulo Quintela

1.079

Publicidade

Dinamizar um modelo de gestão de proximidade: mais participativo, colaborativo e mobilizador, com vista à salvaguarda dos valores naturais do Parque Natural de Montesinho, que promova a coesão territorial e responda aos desígnios da sustentabilidade, nas dimensões política, social, económica, ecológica e cultural.

É com este objetivo que está a ser trabalhado o modelo de Cogestão do Parque Natural de Montesinho (PNM), apresentado publicamente no dia 22 de abril, no Auditório Paulo Quintela, e que resultará na elaboração e implementação de um Plano de Cogestão, com vista à valorização do capital natural intrínseco ao PNM, que comunique e promova o Parque de forma diferente e que, principalmente, se aproxime das pessoas, de forma inclusiva e integrada, em todas as suas valências e singularidades: identitárias, sociais, culturais e económicas.

Constituída a 13 de janeiro de 2022, a Comissão de Cogestão do PNM tem, entre outras, a responsabilidade de implementar o Plano Anual de Atividades, devendo, para tal, promover uma dinâmica de gestão de proximidade e participativa, incentivando o estabelecimento de parcerias com entidades do território, que reconheçam o valor natural do Parque como o elemento agregador desta área protegida, mas que, também, considerem outros valores distintivos e genuínos como elementos diferenciadores e identitários da região, com potencial de valorização conjunta.

Assim sendo, o Plano de Ação 2022 prevê a realização de ações preparatórias (diretamente relacionadas com a operacionalização do projeto e que incluem todo o tipo de iniciativas prévias às ações contínuas e integradas), ações transversais e contínuas (assentam em iniciativas recorrentes e obrigatórias, realizadas num plano interno à Comissão de Cogestão, podendo alguns dos seus resultados serem tornados públicos) e, por fim, ações integradas (incluem todo o tipo de iniciativas de participação pública, que promovem o envolvimento de parceiros, atores locais e partes interessadas no Modelo de Cogestão do PNM).

O Parque Natural de Montesinho

O PNM situa-se no Nordeste de Portugal Continental, a Norte dos Concelhos de Bragança e Vinhais, na designada Terra Fria Transmontana. Está delimitado a Norte, a Este e a Oeste pela fronteira com Espanha, representando mais de metade da delimitação total desta área protegida.

Com uma superfície total de 74 229 ha, a sua população atual é de, aproximadamente, 8 mil habitantes distribuídos por 88 aldeias, nomeadamente 45 aldeias em 13 freguesias no concelho de Vinhais e 43 aldeias em 15 freguesias no concelho de Bragança (ICNF, 2020).

As suas altitudes variam entre os 438 metros, no rio Mente, no extremo ocidental, e os 1486 metros na Serra de Montesinho. Situado na Terra Fria transmontana, este Parque Natural é uma área de montanha dominada por relevos suaves separados por vales encaixados.

Publicidade

Este website usa cookies que permitem melhorar a sua experiência na internet. Pode aceitar ou recusar a utilização desta tecnologia Aceito Política de Privacidade